Edição nº 1088 21.09 Ver ediçõs anteriores

Resposta instantânea

Carlos Netto, CEO e fundador da Matera, empresa que fornece soluções de pagamentos digitais

Resposta instantânea

Como o senhor avalia a evolução da tecnologia de meios de pagamentos digitais no Brasil?
O Brasil está atrasado em relação a outros países, principalmente à China. Talvez por conta da crise econômica. Por enquanto, o que temos por aqui são cartões de crédito digitalizados em carteiras online para pagamentos presenciais ou a distância. Até agora, a única vítima desta revolução foi o plástico.

Grandes empresas do Vale do Silício já investem neste mercado. O que as startups devem fazer para competir contra essas gigantes?
É preciso inovar, resolver um problema que ainda não tenha sido resolvido. O ideal é se aliar a um varejista ou a alguma empresa que já tenha controle de uma grande cadeia de valor. Brigar com companhias já estabelecidas é muito difícil. É preciso dar um uso criativo para as novas tecnologias e, assim, engajar novos consumidores.

Qual a grande tendência do setor para 2018?
Será um ano em que poderemos ver varejistas criando seus próprios sistemas de pagamento e contas digitais. A ideia é que eles consigam obter ganhos financeiros e, principalmente, levar ao mundo físico as melhores práticas do universo digital. Já é algo que está acontecendo no exterior. Na China, Alibaba e Tencent estão em uma enorme disputa pelos varejistas do país. As gigantes já estão apostando no pagamento móvel como o futuro do comércio.

(Nota publicada na Edição 1060 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Sabotagem na Amazon

A Amazon está investigando um possível caso de sabotagem de seus serviços. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a [...]

Liderança roxa

A Nubank é a startup brasileira melhor colocada em um levantamento feito pela rede social LinkedIn. O estudo, divulgado na terça-feira [...]

Resposta instantânea

Mariano Gomide, co-CEO da VTEX, desenvolvedora de soluções de computação em nuvem para e-commerces

Sinal ruim

As vendas de celulares no Brasil caíram no primeiro semestre do ano. De acordo com a consultoria IDC, foram vendidos 24,1 milhões de [...]

Turista espacial

O empresário japonês Yusaku Maezawa é o primeiro cliente da SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk. Com fortuna [...]
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.