Existe expectativa de que o mercado de marketplaces cresça ainda mais em 2018?
Sim. O marketplace é um canal de vendas para grandes e pequenos comerciantes e que vem se tornando um movimento global. O Brasil viveu uma recente aceleração desse formato com a entrada de diversos varejistas na modalidade, principalmente no ano passado. Entretanto, esses empreendimentos ainda estão em fase inicial por aqui. Por isso, podemos esperar um crescimento nos próximos anos.

Esse crescimento ameaça as empresas que ainda apostam no modelo de varejo digital tradicional?
Um formato não elimina o outro. Há espaço para que as empresas tenham seu próprio e-commerce e também para as que distribuem seus produtos através dos marketplaces. É necessário, contudo, entender as interferências entre os canais de vendas para que cada empresa monte uma estratégia de comércio completa.

Com grandes empresas adotando os marketplaces, o que as plataformas menores devem fazer para seguirem relevantes no mercado?
Cada canal tem a sua própria proposta de valor. Por causa disso, deve haver espaço para todos, grandes e pequenos. As plataformas menores têm que focar no que fazem de melhor por seus clientes, seja em aspectos como atendimento, personalização ou flexibilidade. Isso vai permitir a elas continuarem oferecendo serviços que façam sentido às estratégias de vendas de seus lojistas.

(Nota publicada na Edição 1057 da Revista Dinheiro)