Como as empresas podem melhorar o seu processo de tomada decisão com o apoio da tecnologia?
Acredito que a cultura tenha mudado bastante e hoje os relatórios analíticos são usados com mais frequência para embasar essas decisões, já que permitem obter e analisar dados praticamente em tempo real. Se você tem essa informação na mão, pode utilizá-la em uma reunião semanal e estará à frente dos concorrentes que ainda se baseiam por dados antigos.

Hoje se fala muito em democratização da informação. O que é isso?
É uma prática que garante que as pessoas tenham acesso aos dados mais atuais, o que permite que elas ajam e se sintam atuantes. Isso gera mudanças na empresa, já que melhora não apenas a eficiência operacional da companhia, mas a agilidade das tarefas. Se você está democratizando a informação, compartilhando com toda a empresa, você não apenas está sendo transparente, como também está abrindo espaço para que outras pessoas sugiram ideais fora da caixinha.

Permitir que mais pessoas tenham acesso à informação pode acabar se tornando algo perigoso para a empresa?
A segurança é um tópico muito importante. Primeiramente, 70% dos riscos de seguranças são internos. Um colaborador pode definir uma senha que não é segura, ou até mesmo, compartilhar segredos comerciais. Por outro lado, já existem programas de computador que conseguem identificar se aquele funcionário está acessando dados que não correspondem ao seu trabalho na empresa.

(Nota publicada na Edição 1048 da Revista Dinheiro)