A Câmara de Representantes americana aprovou nesta quinta-feira um pacote de ajuda de 36,5 bilhões de dólares para comunidades afetadas por furacões, como Porto Rico, e áreas devastadas por incêndios, como a região de vinícolas da Califórnia.

Essa medida de gasto “complementar” para desastres foi aprovada com 353 votos contra 69, e todos os votos contrários foram do Partido Republicano.

O projeto de lei passa agora para o Senado, que deve discutir este fundo de emergência no começo da semana que vem.

O pacote inclui 18,7 bilhões de dólares para o fundo da Agência Federal de Manejo de Emergências, 16 bilhões para impulsionar o programa de seguro contra inundações e 576 milhões para ações de resposta contra incêndios florestais.

Cerca de 1,27 bilhão será destinado à assistência alimentar para Porto Rico.

Uma das preocupações mais imediatas é aumentar a ajuda para a ilha, três semanas depois da passagem do furacão Maria, que deixou pelo menos 44 mortos e deixou grande parte da população sem luz e serviço de água potável.

“Temos que estar junto com o povo de Porto Rico em seu esforço de reconstrução”, disse o presidente da Câmara de Representantes Paul Ryan, que na sexta-feira visitará a ilha para ver em primeira mão os estragos do furacão.