A Renault do Brasil apresentou a picape Oroch 2023 com o motor turbo 1.3 TCe Flex como uma de suas principais novidades. A picape passa a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider. As duas primeiras trazem o motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto o Outsider estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

+ De crise dos semicondutores a vendas em queda: o mercado automotivo em agonia

Esse motor é combinado com o câmbio automático de oito velocidades, que permite a troca manual na alavanca de câmbio. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e nas situações de longos declives como uma descida de serra, além de reduzir consumo de combustível evita o desgaste e a fadiga, por exemplo, do sistema de freios onde é possível usar o freio-motor.

Com essa combinação a Oroch Outsider 2023 traz aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.

As versões PRO e Intense contam com uma nova transmissão manual, de seis velocidades, combinada ao motor 1.6 SCe. Com um melhor escalonamento de marchas, a Oroch 1.6 teve ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h, que passou de 12,5s para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h. A Oroch 2023 traz ainda o sistema Start&Stop em todas as versões, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas.

Design externo

A dianteira ganhou uma nova grade frontal e para-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina. As novas linhas também ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.

O modelo recebeu novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider. A versão Outsider traz ainda um conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto.

Interior novo

No interior, o Renault Oroch 2023 conta com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos. O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados. As versões Intense e Outsider também trazem uma grande novidade que é a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.

Espaço e carga

A Oroch 2023 possue 2.829 mm de entre-eixos, que garante espaço para todos os cinco ocupantes. A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16 de uso misto (tanto para asfalto como para terra).

Versões e preços

PRO
Preço: R$ 105.800,00
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades.

Principais equipamentos: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).

Intense
Preço: R$ 111.300,00
Motor/Transmissão: 1.6 SCe/ Manual de seis velocidades.

Principais equipamentos: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.

Outsider
Preço: R$ 137.100,00
Motor/Transmissão: turbo 1.3 TCe Flex/CVT X-Tronic com oito velocidades.

Principais equipamentos: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT XTRONIC® de oito velocidades.