Um dos maiores salões do automóvel do planeta, o Salão de Paris é plataforma para apresentar grandes novidades da indústria. Apesar de começar somente no dia 4 de outubro, a imprensa já teve acesso ao pavilhão de exposição, onde pôde ser visto os principais lançamentos das montadoras.

Marca da casa, a Renault apresentou uma das principais novidades da feira, o EZ-Ultimo, que a marca define como “solução de mobilidade autônoma, elétrica, compartilhada e conectada”. Ele é um hibrido entre um carro autônomo ou um carro alugado, o cliente é quem definirá se quer ou não dirigir o automóvel. Além disso, a ideia da Renault é de que o EZ-Ultimo funcione através de reservas para realizar um trajeto, podendo ele durar uma hora ou um dia.

Para os que escolherem não dirigir, a montadora garante que o carro virá equipado com nível de condução autônoma 4, conectado a infraestrutura da região, reconhecendo limites, sinalizações e interpretando informações sobre o transito. Ele poderá transitar tanto na cidade quanto em estradas.

Já o interior do carro guarda suas próprias novidades também. Sendo encarado pela Renault como “lounge móvel individual”, o protótipo apresentado em Paris trazia acabamento em madeira, mármore e couro. Os bancos são deslizantes facilitando o acesso podendo mudar de disposição dependendo do uso requerido.

Porém o grande avanço na questão da experiência está no para-brisa do EZ-Ultimo. Apostando na inteligência artificial, a Renault firmou parceria com empresas de mídia para a criação de conteúdo para o carro, que será disposto em seus painéis de vidro. A intenção da marca é que o sistema interaja com smartphones e smartwatches para fazer sugestões de caminho e conteúdo que poderão ser vistos no para-brisa e vidros laterais, trazendo imersividade a experiência do EZ-Ultimo