Giro

Remédios para dormir: cuidados na hora de tomar para não se machucar como Joice Hasselmann

Crédito: Reprodução/TV

Polícia Civil conclui que ferimentos da deputada federal Joice Hasselmann foram causados por acidente e uso de remédios para dormir pode ter causado amnésia (Crédito: Reprodução/TV)

Nesta sexta-feira (13), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) concluiu que a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) sofreu “queda da própria altura” e que não foi vítima de violência doméstica ou de agressão por terceiros.

A parlamentar acordou no dia 18 de julho no chão do seu apartamento funcional em Brasília, em meio a uma poça de sangue, com vários hematomas e fraturas. Ela acreditava ter sido vítima de um atentado, mas não descartava um acidente, pois não lembrava o que tinha ocorrido.

Joice relatou que havia tomado um remédio para insônia chamado Stilnox, com o princípio ativo zolpidem, conhecido por gerar “apagões” nos pacientes. Mas quais são os cuidados necessários para fazer uso deste tipo de medicação? A seguir, veja algumas precauções para evitar acidentes.

+ Polícia Civil do DF conclui que Joice Hasselmann sofreu queda e não foi agredida



Medicamentos

De acordo com a psiquiatra do Hospital Sírio-Libanês, Camila Magalhães, há duas linhas de medicamentos que podem ajudar a dormir. São eles: os benzodiazepínicos, conhecidos como calmantes, e os hipnóticos, que são condutores do sono. “Há vários problemas relacionados ao sono. Há pessoas que não conseguem começar a dormir, outras têm dificuldades em manter o sono ou acordam antes do necessário”, explica.

Cada linha de medicamento vai ser indicada para o tipo de problema do sono que o paciente tem. No entanto, Camila destaca que medicamentos como o zolpidem devem ser usados com acompanhamento e outros métodos psicoterapêuticos devem ser incluídos na rotina.

“A pessoa pode ficar dependente destes medicamentos, por isso eles devem ser usados apenas por um tempo determinado. Há pacientes que criam tolerância ao remédio e isso pode levar à automedicação, o que aumenta os riscos desses apagões. Os calmantes também podem causar uma dependência, mas eles têm um efeito menor nos apagões”, afirma Camila.

Memória

Ainda segundo a especialista, estes medicamentos devem ser usados para tratar os sintomas de doenças como ansiedade e depressão. Para Camila, o ideal é usar esses remédios para controlar a doença e gradativamente ir retirando do paciente, levando em consideração os efeitos de longo prazo que eles podem oferecer.

“Os remédios hipnóticos são conhecidos por interferir na perda de memória recente, geralmente associados aos períodos após a ingestão. Já os benzodiazepínicos oferecem um fator de risco mais elevado em relação à memória de longo prazo, principalmente em pacientes com predisposição para perda de memória e doenças como o alzheimer”, explica.

Cuidados

Segundo a especialista, o principal cuidado para pessoas que tomam os medicamentos hipnóticos é o acompanhamento próximo seu psiquiatra. “Se o paciente tiver uma apagão, ele deve avisar imediatamente seu médico, que irá reavaliar o tratamento. É importante sempre tomar esse remédio já no seu local de dormir e não se deve misturar com bebidas alcoólicas”, ressalta Camila.

Outro ponto destacado pela médica é o cuidado em tomar uma medicação que não foi prescrita para você, como usar o remédio de um familiar. “As pessoas estão usando estimulantes para acordar e calmantes para dormir. Precisamos mudar esses hábitos, diminuir o tempo de tela e procurar métodos da psicoterapia para diminuir o consumo de remédio”, conclui.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

20 sinais de alzheimer alzheimer artigos alzheimer cid alzheimer fases Alzheimer sintomas avc em idosos com alzheimer Benzodiazepina benzodiazepínicos benzodiazepínicos artigos benzodiazepínicos e álcool benzodiazepínicos indicação benzodiazepínicos lista benzodiazepínicos mecanismo de ação benzodiazepínicos rivotril Como age um benzodiazepínicos? Como é a morte por Alzheimer? como morre uma pessoa com alzheimer? deputada joice enzodiazepínicos farmacologia hemitartarato de zolpidem hemitartarato de zolpidem 10mg hemitartarato de zolpidem para que serve hipnóticos - farmacologia hipnóticos não benzodiazepínicos exemplos hipnóticos nomes comerciais hipnóticos para que serve joice hasselmann antes e depois joice hasselmann instagram joice hasselmann jovem joice hasselmann machucada joice hasselmann magra joice hasselmann marido joice hasselmann twitter joice hasselmann wikipedia joice hasselmann youtube lzheimer como prevenir medicamentos hipnóticos e sedativos medicamentos hipnóticos exemplos medicamentos hipnóticos mais usados O que provoca os benzodiazepínicos? oice hasselmann hoje Para que servem os medicamentos hipnóticos? Pesquisar: Para que servem os benzodiazepínicos? prescrição de benzodiazepínicos Quais as principais desvantagens no uso dos benzodiazepínicos? Quais os hipnóticos mais usados? Quais os primeiros sintomas do mal de Alzheimer? Quais os tipos de mal de Alzheimer? Quais são as causas do mal de Alzheimer? Quais são os medicamentos hipnóticos e sedativos? Quais são os remédios hipnóticos? Qual é o benzodiazepínico mais forte? Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos? remedio para dormir rivotril 0 25mg sedativos hipnóticos mecanismo de ação sonifero zolpidem emagrece