A obesidade é um problema que assola o mundo todo. Portanto, a notícia de uma droga que ajudaria a combater o excesso de peso foi recebida com esperança.

De acordo com um estudo realizado por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa do Câncer da Espanha, a digoxina, frequentemente usada no tratamento de doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, provou ser útil para reduzir o peso em camundongos.

+ Porque a combinação da Covid-19 com a obesidade é tão fatal?

Conforme publicado na Nature Metabolism, mesmo os ratos em uma dieta rica em gordura reduziram seu peso consideravelmente. O que é notável é que não apresentaram efeitos colaterais —ou adversos— ao tratamento com digoxina.

A promessa que o tratamento com digoxina mostrou levou Nabil Djouder, chefe do grupo Fatores de Crescimento, Nutrientes e Câncer do Centro Nacional de Pesquisa do Câncer (CNIO) e líder do estudo, a buscar testes em humanos.

Por sua vez, Ana Teijeiro, que participou do estudo, afirmou, devido aos resultados obtidos, ser “tentador propor que pacientes obesos pudessem tomar digoxina por um curto período, até estabilizarem a perda de peso, e depois seguir uma dieta saudável. ”

“O medicamento também pode ser indicado contra patologias associadas à obesidade, como hipercolesterolemia, esteatose hepática ou diabetes tipo 2”, destacou.

Existem vários motivos para a obesidade. Os hábitos alimentares inadequados, comer junk food, o sedentarismo, entre outros fatores têm causado este problema de saúde em todo o mundo.