Política

Relatório da CPI acusa Bolsonaro de 10 crimes: veja quais são

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O relatório final da CPI acusa Bolsonaro de diversos crimes, que podem chegar a 40 anos de prisão (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 imputa dez crimes, com penas de até 40 anos de prisão, ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia causada pelo coronavírus. O texto final foi elaborado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) e será votado nesta terça-feira (26).

Como a CPI não tem prerrogativa de punição, ela irá encaminhar o relatório à análise do Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria Geral da República (PGR) e até ao próprio Congresso Federal, no caso de eventuais crimes de responsabilidade do presidente.



+ CPI inclui governador do AM e senador Heinze entre indiciados e lista chega a 81
+ CPI pede quebra de sigilo telemático de Bolsonaro

Veja a lista de crimes cometidos por Bolsonaro de acordo com o relatório final da CPI:

– Epidemia com resultado de morte:
Bolsonaro teria agido ou omitido-se para causar uma maior proporção da pandemia: o relatório alega atraso na compra de vacinas e que o governo boicotou medidas preventivas como o uso de máscaras e o distanciamento social.

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!


– Infração de medida sanitária preventiva:
O relatório acusa Bolsonaro de negar-se a utilizar máscara de proteção, infringindo lei federal assinada pelo próprio.

– Charlatanismo:
Bolsonaro é acusado de promover o tratamento com hidroxicloroquina, que, comprovadamente, não tem qualquer ligação com a cura da Covid-19.


– Incitação ao crime:
Bolsonaro é acusado de incitar a população a se aglomerar, não usar máscaras e a não se vacinar.

– Falsificação de documento particular:
Bolsonaro é acusado de citar um suposto estudo do Tribunal de Contas da União (TCU) para dizer que metades das mortes provocadas pela Covid-19 teriam sido causadas por outras doenças. No caso, o presidente teria falsificado uma análise pessoal feita pelo auditor do TCU, Alexandre Figueiredo Marques, a qual teria recebido via WhatsApp pelo pai de Marques.

– Emprego irregular de verbas públicas:
Bolsonaro é acusado de incentivar a produção de cloroquina com ao menos R$ 1,14 milhão para tratar a covid-19 mesmo com a comprovação de ineficácia do medicamento.

– Prevaricação:
Há duas denúncias de prevaricação: a primeira em relação à denúncia do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que disse à CPI que informou o presidente sobre irregularidades no contrato de compra da vacina indiana Covaxin.

A segunda diz respeito à omissão da informação de que o sistema de saúde do Amazonas iria colapsar diante da covid-19.

– Crimes contra a humanidade: extermínio, perseguição e atos desumanos:
Bolsonaro é acusado de participação na crise de oxigênio em Manaus; das suspeitas praticadas pelo plano de saúde Prevent Senior; das suspeitas de ataques sistemáticos às populações indígenas.

– Crime de responsabilidade: violação de direito social:
Bolsonaro é acusado de descompromisso diante da pandemia e, consequentemente, com a preservação da vida.

– Crime de responsabilidade: incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo:
Bolsonaro é acusado de nao agir conforme o decoro do cargo de Presidente da República.



Tópicos

Bolsonaro bolsonaro 2022 bolsonaro hoje bolsonaro twitter Como é trabalhar na Prevent Senior? Como reclamar de um plano de saúde? coronavírus cpi agora CPI covid CPI da Covid cpi da covid agenda cpi da covid agenda da semana cpi da covid amanhã cpi da covid ao vivo cpi da covid ao vivo agora cpi da covid ao vivo hoje CPI da Covid hoje cpi da covid luciano hang cpi da covid membros cpi da covid o que é cpi da covid prevent senior cpi da covid programação cpi da covid resumo CPI do Senado crimes Bolsonaro crimes de bolsonaro crimes de Bolsonaro CPI Eduardo Bolsonaro enfrentamento à pandemia falhas do governo federal Flávio Bolsonaro hospital prevent senior indiciados CPI covid Jair Bolsonaro lista indiciados CPI covid Michelle Bolsonaro Ministério Público O que Luciano Hang falou na CPI? o que o mundo fala sobre bolsonaro hoje óbitos por Covid no Brasil Omar Aziz ONG Rio de Paz pessoas que morreram no Brasil portabilidade ans presidente da cpi da covid presidente da CPI da Covid no Senado presidente Jair Bolsonaro Prevent Senior ações prevent senior beneficiario prevent senior boleto prevent senior donos prevent senior exames prevent senior o que é prevent senior preço Prevent Senior reclame aqui prevent senior resultado de exames prevent senior vagas quais são os crimes de bolsonaro? Quais são os hospitais que atende a Prevent Senior? Qual a idade mínima para Prevent Senior? Quantos associados têm a Prevent Senior? Randolfe Rodrigues relatório cpi relatório final cpi relatório final cpi covid renan bolsonaro Renan Calheiros renan calheiros bolsonaro renan calheiros filho renan calheiros hoje renan calheiros impeachment dilma renan calheiros lula renan calheiros ministro da justiça renan calheiros twitter renan calheiros wikipédia rol ans TV Senado Vítimas da Covid-19 youtube cpi da covid youtube tv senado