A palavra Kovi significa viver em tupi-guarani. E transformar a vida dos motoristas de aplicativos é um dos propósitos da Kovi, startup especializada no aluguel de veículos para o segmento. Em operação em São Paulo desde outubro de 2018, a companhia tem 10 mil condutores cadastrados e sonha liderar o segmento na América Latina. A idéia é ambiciosa, mas não impossível de ser concretizada, segundo Adhemar Milani Neto, CEO e cofundador ao lado de João Costa. “Acreditamos muito na proposta de gerar empregos e renda para os motoristas. Isso é primordial para a Kovi”, disse Milani à DINHEIRO.

Ex-executivos da do aplicativo 99, voltado ao transporte de passageiros, os dois investiram US$ 40 milhões – em dinheiro próprio e obtido em três rodadas de captação – para alavancar a companhia, que trabalha exclusivamente com modelos alugados de locadoras e montadoras. “Temos contrato de locação com quase todas as montadoras. Ajudamos a acelerar a transformação digital delas e também a torná-las prestadoras de serviços”, afirmou Milani. A intenção da bandeira é ocupar um espaço ainda não atendido por locadoras. Dos mais de 1 milhão de motoristas de aplicativo no Brasil, 70% não têm carro próprio e apenas 70 mil são atendidos pelas principais locadoras, segundo o executivo. “Foi em razão disso que surgiu essa oportunidade e esse desafio”.

MODELO FULL TECH Empresa maximiza aplicação de soluções tecnológicas para conseguir ofertar bom preço e até dicas de condução para os motoristas.

A Kovi apostou em diferenciais para chamar atenção dos motoristas de aplicativos. Além de não exigir cartão de crédito e de não checar os antecedentes financeiros dos interessados, a empresa garante o acesso aos veículos de forma mais simplificada, 100% on-line. Outros atrativos são o preço agressivo – segundo ele, o plano semanal inicia 33% abaixo do praticado pela concorrência –, a tabela dinâmica, que garante uso ilimitado do veículo mediante o pagamento de um valor máximo, e a opção de plano de assinatura anual. Estão incluídos nos pacotes disponibilizados proteção contra terceiros, furto e roubo, manutenção preventiva, sinistro e assistência 24 horas. “A pessoa praticamente só coloca combustível e dirige.”

O crescimento sustentado da companhia foi posto à prova com a chegada da pandemia. O faturamento chegou a despencar 80% nos primeiros três meses da quarentena (março, abril e maio). A recuperação da receita foi gradual e demorou seis meses para retornar ao patamar pré-Covid-19. Para ajudar os motoristas, a Kovi lançou o plano pay-per-mile, que garantiu o pagamento apenas por quilômetro rodado. O CEO destacou ainda os serviços de entrega de cargas criados por algumas empresas que beneficiaram os condutores. Foram os casos, por exemplo, do Mercado Flex, do Mercado Livre; da 99 Entrega, da 99; e Uber Flash, da Uber. “Essas companhias também aceleraram esse desenvolvimento. Daqui para a frente só vai intensificar esse novo uso e complementar a receita dos motoristas”, disse o executivo. Uma mudança de hábito nas pessoas também ajudou a recompor as receitas. Com receio do contágio pelo coronavírus, muitos têm evitado o transporte público. A situação é observada desde novembro, principalmente em regiões periféricas. “O serviço tem um custo-benefício muito bom, além de oferecer segurança. Imagino que essa migração veio para ficar.”

APP 360 A tecnologia é orientada, inclusive, para tornar o motorista um profissional melhor. O que, por tabela, ajuda na redução de custos e pode representar uma economia de até 40% no consumo de combustível. “Tem motorista que está acelerando e freando o tempo todo. Isso aumenta de forma absurda o consumo em relação ao condutor que consegue prever uma frenagem menor”, disse ele. “Damos incentivo no app falando: ‘você está dirigindo de uma forma econômica ou não’. Usando informações tanto do celular como do carro.” A preocupação se estende à segurança durante a condução dos veículos. A empresa criou o Nota de Direção, que integra o programa Direção Segura. Por meio de tecnologia instalada nos carros, a empresa avalia como o motorista está dirigindo e calcula uma nota que reflete o comportamento ao volante. Vários fatores influenciam no resultado, como frenagens bruscas, acelerações, curvas acentuadas e derrapagens. Um jeito Kovi de atuar.

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