O Reino Unido vai iniciar na terça-feira (24) uma grande campanha de distribuição de testes de anticorpos da covid-19 para os ingleses. Essa será a primeira vez que o governo realiza uma atividade deste porte para mapear o nível de proteção natural das pessoas após contraírem o coronavírus.

Segundo a BBC, qualquer pessoa com mais de 18 anos poderá optar por realizar um teste PCR e os casos positivos serão acompanhados de perto pela Agência de Segurança de Saúde do país. A ideia é que pelo menos 8 mil casos positivos recebam atenção especial e o governo vai enviar dois testes de anticorpos em casa.

+ Pela 1ª vez desde abril de 2020, nenhuma das cidades de SP tem UTI Covid lotada

O primeiro dos testes, de picada no dedo, deve ser feito assim que o exame der positivo para covid-19. A ideia é aproveitar que o corpo ainda não teve tempo para gerar uma resposta imune contra a infecção. Já o segundo teste será feito 28 dias após o primeiro, em que serão medidos anticorpos gerados contra a infecção do coronavírus.

Todos esses dados serão monitorados pela Agência do Reino Unido em conjunto com as agências da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Jenny Harries, presidente-executivo da agência de saúde, disse que o esquema deve ajudar o país a encontrar uma “visão total” do impacto do programa de vacinação e das respostas imunológicas das pessoas contra as variantes que estão circulando localmente.