Economia

Reino Unido deverá crescer com mais força em 2017, diz ministro de Finanças

O ministro de Finanças do Reino Unido, Philip Hammond, afirmou hoje que as necessidades de financiamento do país serão menores nos próximos anos do que se previa anteriormente, à medida que a economia crescerá com mais força em 2017, antes de desacelerar em 2018.

Em comunicado anual sobre o Orçamento, Hammond disse no Parlamento que a economia britânica deverá crescer 2% em 2017, uma taxa mais forte do que a de 1,4% estimada em novembro. No próximo ano, a expectativa é que o PIB tenha expansão menor, de 1,6%, antes de acelerar levemente no ano seguinte, ressaltou o ministro. A previsão anterior para 2018 era de alta de 1,7%.

As novas projeções vêm num momento em que a primeira-ministra britânica, Theresa May, se prepara para iniciar conversas formais sobre o chamado “Brexit”, processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia, até o fim deste mês. A expectativa é que as negociações durem dois anos.

Segundo Hammond, previsões do Escritório de Responsabilidade Orçamentária, órgão supervisor fiscal independente do Reino Unido, mostram que as necessidades de financiamento do país até março de 2022 serão de 209,6 bilhões de libras, 23 bilhões de libras abaixo da previsão anterior.

Hammond rejeitou pedidos de aumentos nos gastos do governo, com o argumento de que pretende fortalecer as finanças públicas para garantir que a economia suporte eventuais surpresas.

“À medida que começamos as negociações para sairmos da União Europeia, este orçamento mostra nosso plano de preparar o Reino Unido para um futuro mais brilhante. (O plano) oferece uma plataforma forte e estável para essas negociações”, disse Hammond, acrescentando que “não há espaço para complacência”.

Ontem, May sofreu um revés quando a Câmara dos Lordes decidiu garantir aos parlamentares maior poder de decisão sobre o Brexit, mas autoridades em Londres ainda esperam cumprir a meta de notificar Bruxelas sobre a retirada do Reino Unido da UE até o fim de março. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?