O aumento das infecções por coronavírus está colocando os hospitais em todo o Reino Unido sob pressão crescente. A alta nos casos tem feito diversos hospital, que já tinham zerado suas filas de atendimento, criarem listas de espera novamente, mais de dois anos após o início da pandemia.

De acordo com matéria do The Times, vários fundos do Serviço Nacional de Saúde (NHS na sigla em inglês) em toda a Inglaterra foram forçados a declarar situação crítica nas últimas semanas. Os serviços de ambulância estão relatando atrasos nos hospitais e dificuldade para ligar para o serviço de emergência 999.

+ Xangai endurece confinamento por surto de covid

Em West Midlands, cidade da Inglaterra, um relatório que a reportagem teve acesso revelou que março foi o pior mês de atrasos hospitalares já registrado, com vários pacientes esperando mais de 19 horas para serem entregues em um hospital.

Além disso, o documento mostra que o serviço de ambulância da região constatou pelo menos 72 mortes diretamente atribuíveis aos atrasos das ambulâncias durante os períodos mais intensos de chamadas.