Ciência

Rei do Marrocos pede civilidade ante avanço do coronavírus no país

Rei do Marrocos pede civilidade ante avanço do coronavírus no país

Em foto divulgada pelo Palácio Real Marroquino, o rei Maomé VI faz um discurso em comemoração ao 67º aniversário da Revolução do Rei e do Povo em 20 de agosto de 2020. Ao seu lado, seu irmão Príncipe Moulay Rachid e seu filho Príncipe Herdeiro Moulay Hassan - Moroccan Royal Palace/AFP

O rei do Marrocos, Maomé VI, expressou nesta quinta-feira (20) sua preocupação com a “excepcional multiplicação de casos de infecção” da COVID-19 no país, e pediu prudência aos cidadãos para evitar um novo confinamento.

Desde o início de agosto, os contágios dispararam no Marrocos, com mil novos casos por dia. O país de 35 milhões de habitantes registrou 1.325 novas infecções e 32 mortes na quinta-feira, elevando o total para 47.638 casos confirmados desde março, incluindo 775 mortos e 32.806 pessoas curadas.

“Sem o respeito estrito e responsável às normas de saúde, o número de infecções e mortes vai aumentar”, alertou o monarca, que destacou que, se isso acontecer, “os hospitais não terão mais condições de enfrentar à pandemia”.

Segundo ele, se essa tendência de alta persistir, a comissão científica encarregada de acompanhar a evolução do coronavírus pode defender o retorno ao confinamento. “As repercussões sociais e econômicas seriam difíceis para todos os cidadãos”, disse Maomé.

Para conter a pandemia, as autoridades aprovaram várias medidas de restrição nos últimos dias, implantando tanques e bloqueios de estradas. Casablanca e Marrakesh, as capitais econômica e turística do país, voltaram a uma forma de quarentena severa na quinta-feira. Em várias cidades, como Rabat e Tânger, bairros onde foram registrados surtos foram fechados e diversas praias foram fechadas.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se declarou preocupada com a “tendência de alta” das infecções no Marrocos e instou o país a “fazer mais” para achatar a curva.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?