Giro

Regulador do mercado de capitais espanhol autoriza que fundos invistam em bitcoin

Crédito: Reprodução/Unsplash

Os gestores estão autorizados a avançar com a compra direta de criptoativos que estiverem listados num mercado com um volume considerável de atividade (Crédito: Reprodução/Unsplash)

A Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) de Espanha anunciou que as Instituições de Investimento Coletivo (ICI), como fundos, planos e SICAVs, poderão investir em bitcoins e outros “criptoativos”, uma informação publicada no site do organismo no dia 7 deste mês.



+ Bilionário Peter Thiel promete revolucionar o mundo das criptomoedas

No documento com perguntas e respostas acerca de determinadas temáticas, o supervisor abre a porta à entrada destes num mercado em plena expansão que, até agora, tinha amplas restrições para o setor financeiro regulamentado na Espanha e na Europa.

Os fundos de investimento e SICAVs “podem ter exposição direta a criptomoedas através de instrumentos financeiros cuja rentabilidade esteja associada a tais moedas”, é referido no documento emitido pela CNMV, dirigida pelo economista Rodrigo Buenaventura.

Assim, os gestores estão autorizados a avançar com a compra direta de criptoativos que estiverem listados num mercado com um volume considerável de atividade e transparência, sendo ainda possível obter uma exposição indireta, ou seja, investir em empresas ou fundos que possuam criptomoedas como Bitcoin ou Ether, entre outros.



Contudo, o documento contempla proibições, não sendo possível investir num “instrumento financeiro derivado” como “ETC, ETN ou qualquer instrumento do chamado Delta One”.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?