Tecnologia

Regulador britânico mira domínio de Apple e Google em sistemas de telefonia móvel

Crédito: Arquivo / Reuters

A CMA disse que fará um "estudo de mercado" sobre o assunto para ver se o duopólio efetivo das companhias está sufocando a concorrência (Crédito: Arquivo / Reuters)

LONDRES (Reuters) – O regulador britânico de concorrência afirmou que investigará se o domínio de Apple e Google sobre sistemas operacionais de telefonia móvel, lojas de aplicativos e navegadores da web prejudica consumidores.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) disse que fará um “estudo de mercado” sobre o assunto para ver se o duopólio efetivo das companhias está sufocando a concorrência ou prejudicando empresas como desenvolvedores de aplicativos.

+ iPhone 13: Próxima geração Apple pode vir sem qualquer tipo de botões físicos

O Reino Unido está montando uma unidade dedicada dentro do órgão regulador para manter os gigantes da tecnologia sob controle e encorajar a competição digital, mas disse que precisa começar a investigar Apple e Google o mais rápido possível.



“Nosso trabalho contínuo em grandes tecnologias já revelou algumas tendências preocupantes e sabemos que consumidores e empresas podem ser prejudicados se não forem controladas”, disse o presidente-executivo da CMA, Andrea Coscelli, em comunicado nesta terça-feira.

A CMA disse que o novo estudo sobre ecossistemas móveis será mais amplo do que algumas das outras sondagens sobre concorrência que já fez na App Store da Apple e no Privacy Sandbox do Google.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km