LONDRES (Reuters) – O regulador britânico de concorrência afirmou que investigará se o domínio de Apple e Google sobre sistemas operacionais de telefonia móvel, lojas de aplicativos e navegadores da web prejudica consumidores.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) disse que fará um “estudo de mercado” sobre o assunto para ver se o duopólio efetivo das companhias está sufocando a concorrência ou prejudicando empresas como desenvolvedores de aplicativos.

+ iPhone 13: Próxima geração Apple pode vir sem qualquer tipo de botões físicos

O Reino Unido está montando uma unidade dedicada dentro do órgão regulador para manter os gigantes da tecnologia sob controle e encorajar a competição digital, mas disse que precisa começar a investigar Apple e Google o mais rápido possível.

“Nosso trabalho contínuo em grandes tecnologias já revelou algumas tendências preocupantes e sabemos que consumidores e empresas podem ser prejudicados se não forem controladas”, disse o presidente-executivo da CMA, Andrea Coscelli, em comunicado nesta terça-feira.

A CMA disse que o novo estudo sobre ecossistemas móveis será mais amplo do que algumas das outras sondagens sobre concorrência que já fez na App Store da Apple e no Privacy Sandbox do Google.