Um dos grandes debates em torno da reforma da Previdência Social proposta pelo governo federal seria o tempo de contribuição para que se conquistar a aposentadoria pelas novas regras, 49 anos no total. Segundo o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, “A lógica é quanto mais você trabalha, mais vai receber”.

O secretário participou nesta quarta-feira, 05, do debate “Reforma da Previdência” promovido pela IstoéDINHEIRO, na sede da Editora Três, em São Paulo. Mansueto lembrou que em países como França, Reino Unido e Estados Unidos, os trabalhadores recebem em média 60% do salário que ganhavam quando estavam na ativa.

“O Brasil, mesmo com a reforma da Previdência, ainda será um dos mais benevolentes do mundo em seu sistema previdenciário considerando-se o tempo de contribuição e o benefício pago”, afirmou o secretário. Ele lembra que mais de 60% das aposentadorias pagas hoje são de um salário mínimo e que muito poucos recebem o teto, de R$ 5.531,31.