Com a pandemia do novo coronavírus, o fluxo de consumidores e vendas em lojas físicas e shoppings centers desabou. É o que mostra estudo realizado pela FX Retail Analytics, sob comando da CEO Flávia Pini, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). No total, as lojas físicas do país registraram uma abissal queda de 46,38% no fluxo de visitas em março na comparação com o mesmo mês de 2019, e de 43,27% em relação ao mês anterior – o acumulado do ano despencou em 15%. Já a movimentação dos shopping caiu 44,57% em março no comparativo com o ano anterior, e 39,69% no embate com fevereiro – o acumulado de 2020 é de -16,84%. Sem visitas, sem caixa: no comparativo com março de 2019, houve redução de 36% tanto na quantidade de vendas quanto no volume financeiro. Já em relação ao mês de fevereiro, o recuo foi de 29% na receita e de 26% na quantidade de vendas.

(Nota publicada na edição 1167 da Revista Dinheiro)