Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca a competição das grandes redes de fast-food pela preferência dos clientes através de sanduíches gigantes e mega calóricos. Em janeiro, o McDonald’s lançou um hambúrguer com dez fatias de bacon. O Burger King oferece  um lanche que leva quatro hambúrgueres e muitas camadas de queijo, somando 2,3 mil calorias. Já na semana passada, o Bob’s anunciou um lanche com carne de 160 gramas.

Para especialistas do setor, a nova onda dos super lanches é soma da flexibilidade dos brasileiros depois de tanta pressão por comidas saudáveis e do avanço das hamburguerias artesanais no mercado.

“Lançamos um sanduíche grande porque o brasileiro pediu. Ele quer comer um ‘sanduichão’ uma vez por semana e se esbaldar”, diz David Grinberg, vice-presidente de comunicação corporativa da Arcos Dorados para a América Latina, franquia do McDonald’s.

A decisão do concorrente Bob’s de relançar um hambúrguer artesanal, com uma quantidade maior de carne, também foi motivada pelos clientes. “Eles manifestaram interesse por sanduíches com um toque mais caseiro e alto grau de indulgência”, disse, por meio de nota, o diretor de marketing, Carlos Pollhuber.

A reportagem procurou o Burger King, mas a empresa não comentou o lançamento do seu super sanduíche – o mais calórico, comparado com os ‘sanduichões’ da concorrência.