A Rede Sustentabilidade declarou apoio nesta quarta-feira, 1º, à candidatura do deputado André Figueiredo (PDT-CE) à presidência da Câmara. O anúncio foi feito pelo deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) logo após Figueiredo registrar o seu nome como candidato à Mesa Diretora.

Molon afirmou que o partido, que tem apenas quatro deputados, analisou a opção de apoiar a candidatura da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), mas optou pelo nome de Figueiredo por considerá-lo um candidato mais competitivo. “A Rede se reuniu nesta tarde e entendeu que a candidatura do deputado André Figueiredo é a candidatura progressista com mais chances de ir ao segundo turno”, disse.

O partido, porém, decidiu ficar de fora do bloco da oposição que foi formado por PT, PDT e PCdoB, que somam juntos 90 deputados, por considerar que os partidos só se juntaram para garantir o espaço na Mesa Diretora.

Além de Figueiredo e Erundina, também já fizeram o registro de suas candidaturas os deputados Jovair Arantes (PTB-GO) e Júlio Delgado (PSB-MG). O prazo para registro se encerra às 23 horas desta quarta-feira. Ainda faltam oficializar a candidatura o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que não descarta a possibilidade de desistir da disputa. A eleição está marcada para esta quinta-feira, 2.