A Kroger é uma rede de varejo americana comum. Porém uma parceria com a Microsoft pode fazer com que suas lojas se tornem símbolo de uma grande mudança digital na hora de realizar suas compras diárias.

A empresa comandada por Satya Nadella trabalha com a varejista para implantar prateleiras digitais nas lojas da Kroger. Porém elas não terão valor apenas estético ou trarão a praticidade de trocar uma etiqueta com alguns cliques. O projeto é de que ela esteja integrada com um aplicativo da loja e que, na proximidade de algum item na lista de compras, o setor onde está o produto se acenda para facilitar a identificação por parte do consumidor.

O sistema pode também ajudar pessoas com restrições alimentares. Caso o cliente seja intolerante a glúten, o aplicativo guarda essa informação e na hora da compra mostra produtos que não contém a substância.

Assim como na Amazon Go, o sistema permite ao usuário escanear produtos no carrinho, podendo realizar o pagamento automaticamente e evitando filas na hora de sair. A função também ajuda logistas a manter controle do estoque. No lado contrário, produtos “encalhados” podem receber promoções relâmpago de queima de estoque apenas mudando a etiqueta eletrônica.

Em testes, a Kroger também percebeu que as funções do sistema da Microsoft também agilizam na hora de montar pedidos online. Como todos os produtos estão mapeados, o aplicativo dá a rota para o funcionário recolher todos os pedidos em tempo menor que o normal, aumentando a agilidade das entregas.

Feito com o Microsoft Azure, sistema de nuvem da empresa, a Kroger e Microsoft anunciaram nesta segunda-feira (8) que começarão a vender o sistema globalmente. Má notícia para a Amazon e suas lojas sem caixa, que ganharam um competidor a altura.