O recurso de emergência da Apple está provando ser um salva-vidas literal, pois ajudou em mais um acidente. Na tarde de quarta-feira, 14, a polícia de Crescenta Valley, na Califórnia, recebeu uma ligação do serviço de emergência por satélite da Apple, informando que a pessoa que ligou e outra vítima se envolveram em um “acidente com um veículo”.

O veículo saiu da encosta da montanha e caiu em um vale estreito. Enquanto as vítimas conseguiram se desvencilhar do carro, elas estavam em um desfiladeiro remoto sem serviço de telefonia celular. “Usando o serviço de satélite de emergência em seu iPhone 14, eles conseguiram se comunicar com um centro de retransmissão via texto”, twittou a equipe de busca e resgate de Montrose.

+ Apple planeja liberar lojas de aplicativos rivais em iPhones na UE, diz Bloomberg

O call center contatou a estação com uma ‘latitude e longitude precisas para as vítimas’ e uma equipe de busca e salvamento, unidades de patrulha e ‘Air Rescue 5’ foram enviados.

A equipe de resgate conseguiu localizar as vítimas, um homem e uma mulher na faixa dos 20 anos, com ferimentos leves a moderados. Eles foram retirados do canyon com um helicóptero e transportados para um hospital local.

No início deste mês, o recurso SOS de emergência via satélite do iPhone ajudou a salvar um homem encalhado no Alasca. O novo recurso de segurança do iPhone 14 permite que os usuários entrem em contato com os serviços de emergência usando conectividade via satélite, mesmo quando não há conexão de celular ou Wi-Fi disponível.

O recurso SOS de Emergência via Satélite foi projetado para fazer várias perguntas antes de enviar um alerta para agilizar as missões de resgate. A mensagem vai para um serviço de retransmissão, que a repassa às autoridades apropriadas – neste caso, o corpo de bombeiros do condado de LA, xerifes e a equipe de resgate em Montrose.

Em novembro, a Apple lançou o recurso SOS em todos os modelos do iPhone 14, para clientes nos Estados Unidos e Canadá. Apenas nesta semana, o SOS de emergência via satélite foi lançado na linha iPhone 14 na França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. O suporte para mais países deve seguir no próximo ano.