Geral

Recuperação econômica: Lagarde é mais uma liderança que teme variante Delta

Crédito: Reprodução/Instagram Christine Lagarde

Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde admitiu preocupação com a variante Delta do coronavírus (Crédito: Reprodução/Instagram Christine Lagarde)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira (22), em entrevista coletiva, que a economia da zona do euro iniciou seu ciclo de recuperação e deve registrar forte crescimento no terceiro trimestre deste ano. O otimismo está relacionado ao avanço da vacina contra a covid-19, apesar do avanço da variante Delta em todo o mundo.

Lagarde admitiu o risco com a nova cepa do vírus, que é “uma sombra na economia” por ser altamente contagiosa e pode conter a recuperação econômica, com maior impacto nos serviços de turismo e rede hospitalar.

+ São Paulo identifica quatro novos casos da variante Delta

+ Eric Clapton diz que não vai tocar em locais que exijam vacinação



“Devemos preservar as condições de financiamento favoráveis para todos os setores da economia em tempo de pandemia. Isso é essencial para que a recuperação atual se transforme numa expansão sustentável e para compensar o impacto negativo da pandemia na inflação”, afirmou a líder do banco central.

Caso a economia cresça conforme o esperado, o nível de atividade anterior à pandemia será retomado no primeiro trimestre de 2022. Lagarde ressaltou que há 3,3 milhões de desempregados a mais do que início da crise sanitária internacional.

Variante Delta compromete recuperação econômica

A variante Delta compromete a recuperação econômica em todo o mundo. O mercado financeiro começou a semana em clima de incerteza generalizada, o que fez as bolsas internacionais desabarem no início desta semana.

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (21) que identificou 135 casos da variante Delta em circulação no Brasil, com cinco óbitos – um no Maranhão e quatro no Paraná. Do total de casos, há 6 no Distrito Federal, 2 em Goiás, 6 no Maranhão, um em Minas Gerais, 13 no Paraná, 2 em Pernambuco, 87 no Rio de Janeiro, 3 no Rio Grande do Sul, 5 em Santa Catarina e 10 em São Paulo.

A variante Delta possui maior potencial de infecção do que a cepa original e já causa preocupação em relação à recuperação econômica em todo o mundo. A chanceler Angela Merkel disse nesta quinta-feira (22) que está preocupada e pediu para a população se vacinar.

No Reino Unido, a federação de varejistas pediu ao governo para relaxar regras de quarentena em casos de contato com pessoas infectadas pelo coronavírus, o que tem ameaçado o abastecimento de supermercados. Com a disparada de novos casos chegando a 50 mil por dia, milhares de trabalhadores foram obrigados a entraraem em isolamento, o que compromete o transporte e a distribuição de alimentos. A escassez de mão de obra também é um problema.

Nos Estados Unidos, 80% dos novos casos de Covid acontecem pela nova variante. Embora economistas tenham diminuído o impacto econômico dessa nova onda de contaminações em entrevista ao Wall Street Journal, o país repensa suas medidas de abertura. A cidade de Los Angeles, por exemplo, retornou com a obrigação do uso de máscaras. A média de mortes diárias chegou a 239, aumento de 48% em relação a semana anterior.

Na França, o primeiro ministro Jean Castex disse que o país passa por uma quarta onda de covid-19. Segundo a Reuters, o governo apresenta nesta semana um novo plano para lidar com a crise sanitária e deve exigir um passe de saúde para comprovar a vacinação para entrar em estabelecimentos comerciais a partir de agosto.

A Alemanha contabilizou 2.203 novos contágios nesta terça-feira (20), aumento de 42% em relação à semana passada. O governo incentiva os alemães a se vacinarem e segue incentivando o isolamento social e uso de máscaras.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago