A consultoria PwC, recrutada pela Rede Record para desenhar um megaplano de diversificação de receitas e digitalização do modelo de negócio, ajudou o grupo a pensar na criação de novas frentes de negócios. Entre elas, um inédito serviço de e-commerce no País. A partir de 18 de setembro, junto com a estreia da décima primeira edição do reality show A Fazenda, produtos exibidos nas telas estarão à venda no marketplace Shopping Record, desde os de linha branca e utensílios de cozinha até roupas e acessórios utilizados pelos participantes. Segundo o executivo Carlos Giusti, sócio da PwC na área de tecnologia, a iniciativa é parte de uma ampla estratégia de reinvenção do formato de operação do grupo. Já o superintendente de estratégia multiplataformas da Record, Antonio Guerreiro, afirma que a nova configuração estratégica do grupo inclui 16 fontes de receitas só na internet. “A diversificação dos modelos de negócio em receita não publicitária faz parte do meio digital”, diz. No ano passado, o Grupo Record faturou R$ 1,84 bilhão, queda de 0,9% na comparação com 2016.

(Nota publicada na Edição 1087 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Hugo Cilo, Moacir Drska e Pedro Borg)