Edição nº 1147 18.11 Ver ediçõs anteriores

Reconhecimento facial erra mais rosto feminino

Reconhecimento facial erra mais rosto feminino

Estudo de pesquisadores do Media Lab, vinculado ao MIT, mostram que o sistema de reconhecimento facial da Amazon, o Rekognition, teve muito mais dificuldade em dizer o gênero de rostos femininos e de rostos mais escuros nas fotos do que serviços similares, como o da Microsoft, diz reportagem do The New York Times. Na pesquisa, o serviço da Amazon não cometeu nenhum erro ao reconhecer o sexo de homens de pele mais clara. Mas classificou erroneamente mulheres como homens em 19% das vezes e confundiu mulheres de pele mais escura com homens em 31% das vezes. A tecnologia da Microsoft identificou mulheres de pele mais escura como homens em apenas 1,5% das situações. Estudo semelhante publicado há um ano levou a melhorias nos programas de IBM, Microsoft e Megvii (empresa de inteligência artificial da China). Em resposta ao estudo, Matt Wood, gerente geral de inteligência artificial da Amazon, disse que os pesquisadores examinaram a análise facial, tecnologia que pode identificar características como bigodes ou expressões como sorrisos, e não o reconhecimento facial, que identifica indivíduos. A Amazon disse que testes internos com a versão atualizada do Rekognition não apresentaram diferenças na classificação de gênero em todas as etnias.

(Nota publicada na Edição 1106 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Apple e Goldman Sachs investigados por suposta discriminação à mulher

Veja bem o que você vai postar, porque o assunto pode atrair a atenção da justiça. Pelo menos é o que aconteceu com o empresário e [...]

Globo dá um sacode

A Globo, maior grupo de mídia eletrônica do Brasil, anunciou dia 8 um processo de reestruturação que vai fundir em uma só empresa a TV Globo, os canais pagos da Globosat, a plataforma Globoplay, a Globo.Com e a Som Livre. A ideia, chamada Uma Só Globo, é não ficar para trás num mundo povoado por […]

Bye bye, restaurante

Nos próximos 10 anos, a tecnologia estará tão presente nos serviços de alimentação que a imagem de um restaurante tradicional vai ser coisa de parque temático. É o que se depreende da leitura do relatório Restaurant Industry 2030, da Associação Nacional dos Restaurantes americana. Na verdade isso já está acontecendo, dado o crescimento dos restaurantes […]

O fim dos influenciadores digitais?

A julgar pelas conclusões que o portal MediaPost tirou da recente pesquisa da consultoria Kantar sobre hábitos de consumo, os influenciadores digitais vão ficar a ver navios. Ou pelo menos não vão ter mais aquela audiência monumental. Em sua página Marketing Daily, o portal argumenta que a Geração Z, dos nascidos entre meados dos anos […]

Brasil mal no ranking de skills

(Nota publicada na Edição 1147 da Revista Dinheiro)
Ver mais