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Reconhecimento de voz é aposta da ShopFacil e da Visa para alavancar vendas

Reconhecimento de voz é aposta da ShopFacil e da Visa para alavancar vendas

Companhias investem no reconhecimento de imagem para alavancar vendas por celular - AFP

A ShopFacil, um dos maiores e-marketplaces brasileiros, está reforçando seus investimentos no aperfeiçoamento do seu sistema móvel, implementando recursos como chatbot, programas que entendem perguntas e respondem automaticamente ao usuário, reconhecimento de voz e, futuramente, de imagem.

Em parceria com a bandeira de cartões Visa, na próxima semana, a empresa estreará uma ferramenta no aplicativo móvel de reconhecimento de voz. O cliente poderá buscar um produto fazendo perguntas ao aplicativo da empresa como “quero uma geladeira”.

Segundo Carla Mita, superintendente da ShopFacil, a empresa busca aumentar a conversão de vendas, que pelo canal do chatbot está próxima de 2,3% – ou seja, para cada 100 buscas no aplicativo, quase 3 acabam em negócios fechados -, elevando a ferramenta à posição de umas das mais eficientes da empresa.

Carla explica que, na visão da ShopFacil, esse é o futuro. Sem anunciar números sobre o valor do investimento, a executiva diz que as vendas por meio do aplicativo já representam metade de todos os negócios fechados pelo e-marketplace.

“Agora estamos trabalhando no reconhecimento de imagem. O cliente vai a uma loja e quer saber qual o melhor preço para aquele produto. Ele poderá encontrar isso ao tirar uma foto”, diz Carla.

Para estabelecer suas prioridades, a empresa, junto à Visa, tem aplicado internamente modelos próprios das startups. Em ambos os casos, tanto no reconhecimento de voz quanto no de imagem, foi utilizada a metodologia de MVP (sigla que em português significa Produto Minimamente Viável), muito utilizada por novas empresas para definir se suas inovações serão aceitas pela mercado e se serão rentáveis.

“Lançamos em novembro a solução que permitia a interação e escolha dos produtos com o robô. Fomos melhorando a solução e trazendo outras funcionalidades, como o pagamento no Facebook Messenger em março e agora a inclusão do botão do Visa Checkout. O trabalho continua e vamos continuar inovando”, afirma Marcelo Sarralha, diretor de produtos da Visa no Brasil.