A entrada de novos players no mercado de pagamentos online, como Google, Apple, Samsung e Mercado Livre, está fazendo a americana PayPal se mexer. No início de 2018, a companhia dará início a um programa próprio de recompensa nos Estados Unidos. A ideia é que o usuário da plataforma de pagamentos digitais possa acumular pontos, como nos programas de milhagem, e utilizá-los na hora do pagamento de uma compra. A expectativa de Paula Paschoal, general manager do PayPal Brasil, é que esse produto esteja disponível no País em, no máximo, um ano. “Estamos conversando não só com as companhias áreas, que já são nossas parcerias e aceitam PayPal. Nossa expectativa é conseguir também encaminhar parcerias com instituições financeiras”, diz ela. “Temos grandes casos de sucesso nos Estados Unidos, em acordos com Visa, Mastercard, Wells Fargo, Chase. A ideia é fazer a mesma coisa no Brasil e otimizar o programa de recompensa de cada um deles. Vejo as instituições financeiras como parceiras do PayPal”.

 

E a entrada no setor de crédito

Outro produto que está próximo de chegar ao Brasil é o PayPal Credit, uma linha de crédito que pode ser usada tanto pelo consumidor como pelo comerciante. “Existe espaço para o crédito, mas precisa ser bem amarrado com os órgãos regulatórios”, afirma Paula Paschoal. “A economia brasileira está retomando, por que não ajudar o vendedor a acelerar o seu negócio? O crédito é uma prioridade e temos estudado caminhos possíveis, em linha com as necessidades regulatórias. Provavelmente para o comerciante ainda em 2018.” Neste momento, está em andamento uma consulta pública, publicada pelo Banco Central (55/2017), para definir como as fintechs poderão conceder empréstimos. Isso é parte da estratégia da equipe de Ilan Goldfajn para conseguir baratear o crédito no País.

(Nota publicada na edição 1045 da revista Dinheiro, com colaboração de:Claudio Gradilone, Hugo Cilo e Márcio Kroehn)