Você pode ter um voo atrasado, falta de água durante o voo, cadeira quebrada ou até comissários de voo mal-educados. Você pode reclamar no twitter, Instagram, Facebook, Reclame aqui, armar um abaixo assinado e nada disso afetará os lucros da companhia aérea que tão mal te tratou. É o que revelou um estudo da Universidade de Reno no estado americano de Nevada, que estudou a relação entre passageiros insatisfeitos e o lucro das empresas, e para a má sorte de nós, meros passageiros, ela inexiste.

O estudo vai além, e alega que são os próprios consumidores que permitem o serviço oferecido ser tão ruim, por uma razão tecnológica: não existe nenhum outro tipo de empresa no mundo que forneça um serviço como as companhias aéreas. No caso, existem poucas opções tão rápidas e eficientes como o avião para ir do ponto A ao ponto B.

Segundo Jeffrey Wong, que conduziu a pesquisa, admitiu que apesar das empresas ostentarem boas notas de serviço ao consumidor, no final das contas é só uma questão de marketing. “Da diminuição da distância entre assentos, das taxas para bagagens e serviço de alimentação limitado, muitas empresas promovem a satisfação de seus passageiros. Mas o lucro de uma companhia aérea não é baseada em fatores associados a boas avaliações, mas sim em logística”. Por logística, Wong quer dizer, colocar o maior número possível de pessoas dentro de um voo para diluir os custos e aumentar os lucros.

“No final das contas, o lucro não depende do serviço ao consumidor. Tendo em vista que companhias aéreas oferecem um serviço com poucas alternativas, nossas conclusões não são tão surpreendentes”, finalizou Wong.