O Serviço de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com a Receita Federal, lançaram nesta segunda-feira (26) o Integra Contador, uma nova solução para auxiliar empresas de serviços fiscais e contábeis.

De acordo com o Serpro, a nova plataforma possibilita o acesso “massivo e direto aos dados dos contribuintes, respeitadas as questões de sigilo fiscal e de LGPD”.

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Segundo o Serpro, o Integra Contador facilita o trabalho de escritórios de contabilidade e demais empresas do ramo contábil, otimizando a prestação de serviços aos contribuintes.

Isso é feito por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativo, na sigla em inglês) que permitem um acesso acesso robotizado aos serviços que antes eram realizados de forma individualizada por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Desta forma, ao permitir o acesso de forma automatizada e de forma múltipla às informações, o intuito é desafogar o sistema da Receita, que muitas vezes acabava tendo problemas de sobrecarga por causa do número de acessos e prejudicava quem queria entregar as documentações no prazo legal.

Compra Opcional

No entanto, a compra da ferramenta é opcional e as empresas que quiserem continuar acessando dados pelo e-CAC podem continuar normalmente. Além disso, a solução é ideal para:

  • Escritórios de contabilidade;
  • Software-houses;
  • Startups de serviços contábeis na internet;
  • Bancos, em especial aqueles focados no atendimento de pequenas empresas dos regimes Simples Nacional (SN) e Microempreendedor Individual (MEI);
  • Demais interessados na prestação de serviços contábeis e fiscais para contribuintes.

Caso queira ter acesso ao serviço, a empresa precisa ter Certificado Digital e e-CNPJ. O preço varia de acordo com o consumo da empresa (sejam consultas, emissões ou declarações). Para outras informações e para comprar o novo produto, basta acessar a loja digital do Serpro.

Confira a tabela de preços e as faixas de consumo:

Funcionalidades disponíveis

O Integra Contador permite consultas, emissões e gerações de documentos por meio de 24 funcionalidades:

  • Consulta Dados

PGDASD – Consultar Declarações; PGDASD – Consultar a Última Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Extrato do DAS; PGMEI – Consultar Dívida Ativa; DCTFWeb – Consultar o Recibo da Declaração; DCTFWeb – Consultar; Declaração Completa; DCTFWeb – Consultar o XML da declaração; PGDASD – Consultar a Última Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Declaração/Recibo; PGDASD – Consultar Extrato do DAS; Procurações – Obter procuração; Caixa Postal – Obter detalhes de uma mensagem específica; Caixa Postal – Obter Indicador de novas mensagens; Caixa Postal – Consulta de Mensagens por Contribuinte; PagamentoWEB – Contar Consulta Documento de Arrecadação Pago.

  • Emissão de documentos

PGDASD – Gerar DAS; PGMEI – Gerar DAS em PDF; PGMEI – Gerar DAS em código de barras; PGMEI – Atualizar Benefício; DCTFWeb – Gerar Guia Declaração; Sicalc – Consolidar Emitir DARF; PAGTOWEB – Gerar Comprovante de Pagamento.

  • Geração de Declarações

PGDASD – Entregar Declaração; DCTFWeb – Transmitir Declaração.