Além das preocupações habituais como licenciamento, pagamento de IPVA, revisão e manutenção, os donos de automóveis precisam também estar atentos a eventuais recalls das montadoras. O número de recalls aumentou 31% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da startup Papa Recall.

A empresa surgiu em 2019 com o objetivo de divulgar as informações sobre falhas de fábrica dos veículos. Quando percebem algum problema estrutural na produção dos utilitários, a montadora anuncia o recall e fornece gratuitamente o reparo.

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Como os problemas são detectados apenas depois que os carros começaram a ser vendidos, é importante estar atentado às informações para evitar acidentes.

Assim, o Papa Recall oferece um serviço gratuito de informação sobre recalls. Ao cadastrar o modelo, ano e montadora do veículo, o usuário recebe diretamente um aviso de que seu carro precisa passar por uma revisão. De janeiro a julho deste ano, foram 38 chamados de 24 empresas para o conserto gratuito de 101 modelos.

“É um serviço de extrema urgência, mas poucos proprietários sabem que seus veículos precisam passar por um recall. Isso acaba deixando carros que não estão nas melhores condições em circulação nas ruas, criando uma bomba-relógio prestes a explodir”, diz Vinicius Melo, CEO do Papa Recall, em comunicado.

Outro motivo para ficar atento às informações sobre recall é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige, desde abril deste ano, o cumprimento do calendário de recalls para aprovar o licenciamento anual. Este aviso é feito pelas fabricantes ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que regulamenta o setor.

Diversas montadores precisaram realizar recall neste ano no Brasil: Mercedes, Audi, BMW, Mitshubishi, Caoa Chery, Citröen, Fiat, Ford, Hyundai, Jeep, Porsche, Subaru, Renalt, Volkswagen, Chevrolet, Honda, Chrysler, Suzuki, Kia e Toyota, Dodge, Subaru e Lexus.

O aplicativo do Papa Recall pode ser baixado em versão para Android e iOS.