A temporada 2018/19 não foi totalmente ruim para o Real Madrid. Apesar do time terminar o ano sem títulos, ele pode ser orgulhar de outra marca: após nove anos, o time espanhol voltou a ser a marca mais valiosa do futebol mundial. Um levantamento feito pela consultoria britânica Brand Finance mostrou que os merengues hoje possuem as marcas mais valiosas e mais fortes do futebol, avaliados em € 1,6 bilhões, crescimento de 26,9% em relação ao ano passado, quando a equipe foi avaliada em € 1,2 bilhões.

Real Madrid reina sozinho (Crédito: Brand Finance)
Real Madrid reina sozinho (Crédito: Brand Finance)

A última vez que o Real Madrid alcançou o primeiro lugar foi em 2010, e para tal, teve que desbancar o Manchester United – antigo líder da lista –  e seu arquirrival Barcelona. Além de mais valiosa, a marca da equipe foi considerada também a mais forte em pesquisa que avalia o potencial futuro do nome no mercado, recebendo grau de investimento AAA+.

Alguns fatores explicam os resultados extraordinários extra-campo do Real Madrid. O primeiro diz respeito ao recorde de receitas na última temporada, quando se tornou o primeiro time a ultrapassar a barreira dos € 750 bilhões. Outro fator foi a renovação com a Adidas, que fará com que o time ganhe um total de € 1,1 bilhão nos próximos 10 anos. E um terceiro e determinante fator foi o início das reformas no estádio da Equipe, o Santiago Bernabéu, que irá se tornar a mais moderna arena de futebol do planeta, um símbolo da pujança financeira do Real Madrid.