O reajuste no valor do licenciamento de carros em São Paulo vale apenas para veículos zero km adquiridos a partir do dia 15 de janeiro. O Detran SP informou nesta quarta-feira (6) que a taxa para veículos usados será de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. O valor vale inclusive para veículos zero km adquiridos até 14 de janeiro.

A taxa de licenciamento com valor atualizado de R$ 131,80 deverá ser paga apenas por veículos zero km adquiridos a partir do dia 15.

+ Pagamento de IPVA começa nesta quinta-feira em São Paulo
+ Saiba como pagar IPVA e licenciamento com desconto em SP

Motoristas podem optar pelo licenciamento antecipado, com o pagamento da taxa junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor).

Quem não optar por essa modalidade, poderá aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa do veículo. Pelo calendário, o licenciamento anual obrigatório no Estado de São Paulo começa em 1º de abril e vai até dezembro, exceto para caminhões e tratores, cujos prazos vão de setembro a dezembro.

Vale lembrar que em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

No Estado de São Paulo, o licenciamento anual é realizado de forma 100% digital. Portanto, o motorista não precisa ir mais a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou Poupatempo para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo.

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran.SP e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito.