Giro

Reajuste de 5% desagrada a sindicatos e categorias devem manter pressão sobre governo

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Após semanas de discussão, o governo optou na quarta-feira por dar o aumento a todas as carreiras buscando debelar paralisações (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

BRASÍLIA (Reuters) – A decisão do governo de conceder um reajuste linear de 5% a todo o funcionalismo federal a partir de julho não foi bem recebida por representantes sindicais, que alegam ser um benefício insuficiente e prometem manter a mobilização dos servidores para pressionar o Executivo.

Após semanas de discussão, o governo optou na quarta-feira por dar o aumento a todas as carreiras buscando debelar paralisações que já afetam órgãos públicos e fazendo um aceno ao funcionalismo no ano eleitoral. A proposta, que tem um custo aproximado de 6 bilhões de reais neste ano, ainda não foi anunciada formalmente.



+ Sindicatos do BC afirmam que reunião com Campos Neto foi adiada

Categoria que já está em greve, com impacto sobre a divulgação de indicadores e outros serviços, os servidores do Banco Central devem manter a paralisação, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad.

“Na nossa opinião, 5% sem mais nada é insuficiente”, disse, ressaltando que a tendência é de manutenção da greve.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) informou que eventual proposta de reajuste de 5% não muda em nada a operação padrão dos servidores porque o movimento da categoria não busca reajuste, e sim realização de concurso, regulamentação de bônus e recomposição de Orçamento.

A Unacon Sindical, que representa servidores das áreas de finanças e controle do Tesouro, disse que a carreira vai manter a mobilização e intensificar o movimento nos próximos dias.


“O percentual anunciado é insuficiente e não cobre sequer as perdas do último ano. Segundo a projeção do Unacon Sindical, no acumulado dos últimos anos, a corrosão deve alcançar 40%”, informou por meio de nota.

A decisão também gerou insatisfação em carreiras da segurança pública, que originalmente seriam as únicas beneficiadas por reajustes neste ano, com uma reserva de 1,7 bilhão de reais no Orçamento que agora será usada para pulverizar o benefício a todos os servidores.

A presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), Tania Prado, disse que o governo está tratando os policiais de maneira desrespeitosa.

“O sentimento é de muita indignação porque o governo tinha feito um compromisso de que faria uma reestruturação das polícias da União, mas ontem divulgaram que iriam simplesmente mudar aquilo que foi prometido”, afirmou.



Tópicos

agentes de segurança Assembleia trabalhadores Banco Central ate que horas pode fazer pix atos servidores públicos aumento agentes de segurança aumento funcionalismo público aumento policiais 2022 aumento salarial aumento salarial categorias funcionalismo aumento servidores públicos 2022 banalizar os vazamentos Banco Banco Central Banco Central do Brasil Banco Central em greve BC BC greve BC paralisação BC servidores operação padrão boletim Focus Boleto Bancário boletos Campos Neto cartão cartão da maquininha cartões de crédito casos de vazamento de dados categorias Central Única dos Trabalhadores chave pix chaves pix Chaves PIX LogiBank chaves registradas cheques Comitê de Política Monetária como cadastrar chave pix no banco? como cadastrar uma chave PIX? como cancelar um pix Como fazer consulta de cheque? como fazer o pix como fazer pix como fazer pix na caixa como fazer um pix Como ficou o Pix? Como funciona o cheque? como funciona o pix Como funciona o PIX saque? Como funciona o Pix troco? como funciona pix saque Como funciona Pix saque e Pix troco? Como sacar dinheiro pelo Pix Caixa tem? Como sacar Pix? como usar cheque concurso Banco Central CUT dados dados de usuários décimo terceiro salário dinheiro vivo é seguro fazer pix Economia digital empresas que oferecem a maquinha endereço banco central Esfera Brasil ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS faz o pix abestado Febraban Federação Brasileira de Bancos ferramenta de transferências instantâneas Funcionários Banco Central greve GREVE BANCO CENTRALGREVE BC Greve na Receita Federal Greve no Banco Central greve no BC vai parar bancos? Greve servidores BC greve servidores públicos greve servidores públicos março 2022 greve tesouro nacional Greve trabalhadores BC Greves funcionalismo 2022 greves funcionalismo reajuste horario de pix horario pix Ibama ICMBio ingerência polícia federal INPEIR Itaú Itaú Unibanco lojas de departamentos LOTÉRICAS maquina de pix robo funciona Maquininha meios de pagamento Mercado financeiro mobilização mobilização servidores públicos moedas em espécie novidades pix 2022 o que é pix e como funciona O que é Pix troco? Onde fica o dinheiro do Pix? Onde usar cheque? operadoras de cartões padarias pagamento instântaneo pagamentos pagamentos de pessoas para empresas Para que serve Pix? Paralisação Banco Central paralisação BC parcelar uma compra percentual sobre as transações pesquisa PicPay picpay pix PIX pix aplicativo pix app pix bacen pix banco central pix banco central pdf pix banco do brasil pix bet pix bradesco pix caixa pix como fazer? pix Como funciona o Pix? Pix Crédito pix depois das 18 horas pix dicas pix diferenças ted doc pix futebol pix futebol.com pix futebol.com.br pix garantido pix horario limite PIX IMPOSTO DE RENDa pix melhor chave pix noturno servidores