Economia

Reabertura da economia gerou mais empregos nos EUA em julho

Crédito: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que seu planos para o emprego estão funcionando (Crédito: AFP)

O mercado de trabalho dos Estados Unidos apresentou dinamismo em julho, apesar das dificuldades de contratação. Este progresso, no entanto, poderia ser prejudicado pela propagação da variante delta do coronavírus.



“O plano Biden funciona”, se vangloriou o presidente americano Joe Biden, após este relatório oficial que é uma espécie de medidor da recuperação econômica.

+ Levantamento da CNM mostra situação da vacinação nos municípios

A maior economia mundial criou 943.000 empregos no mês passado. A temporada de verão (boreal, inverno no Brasil), propícia para saídas e férias, reativou bares, restaurantes, hotéis e parques de diversões, após a forte campanha de vacinação na primavera.

“Em julho, houve uma notável criação de empregos no lazer e na hotelaria, na educação e nos serviços profissionais e comerciais”, informou nesta sexta-feira (6) o Departamento do Trabalho. Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de desemprego caiu e ficou em 5,4%.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



No entanto, “nossa economia está longe de concluir” sua recuperação, alertou Biden, que antecipou altos e baixos no combate à covid-19 devido à variante delta e pediu aos americanos para se vacinarem.

O emprego é uma de suas prioridades e, para garantir uma recuperação econômica sustentável, ele aposta em dois grandes planos de investimentos.

O primeiro, que trata das infraestruturas por 1 trilhão de dólares, poderia ser votado no Senado neste fim de semana, embora sua aprovação definitiva nas duas Câmaras esteja indefinida.

– Desigualdades –

Segundo os dados oficiais, ainda faltam 5,7 milhões de empregos em comparação com fevereiro de 2020.

A taxa de desemprego estava em 3,5% nesse período, seu nível mais baixo em 50 anos, mas a proibição das atividades por causa da pandemia gerou mais de 20 milhões de demissões.

A desigualdade permanece alta. As taxas de desemprego das minorias negra e hispânica são muito mais altas que a dos brancos.

Além disso, a taxa de participação no mercado de trabalho de 61,7% permanece estável há meses e é 1,6 ponto percentual menor que a de fevereiro de 2020.

Isso mostra que muitos continuam à margem das estatísticas de emprego e que os obstáculos para a reincorporação ao trabalho ainda são muitos: crianças que precisam de cuidados, frequências e horários do transporte público ainda reduzidos e os temores reforçados pela circulação da variante delta.

Alguns empregadores e políticos também apontam os generosos seguros-desempregos implantados pela pandemia, que fazem com que muitos prefiram ficar em casa em vez de buscar trabalho.

Metade dos estados do país reduziu ou encerrou esses benefícios, sem esperar sua expiração prevista para setembro. Para recrutar novos trabalhadores, as empresas aumentam os salários, que subiram pelo quarto mês consecutivo.

– Reabertura das escolas –

“O ritmo de crescimento do emprego se acelerou, apesar do risco das variantes do coronavírus”, afirmou em nota a economista-chefe da High Frequency Economics, Rubeela Farooqi. Ela considera a possibilidade de que as escolas não voltem às aulas presenciais.

Esses números refletem a situação no início de julho, quando os dados estavam sendo coletados. A variante delta, que é altamente contagiosa, era considerada uma ameaça menos iminente para a economia americana. Agora, parece uma espada de Dâmocles, com muitos americanos relutantes à vacinação.

Uma segunda volta às aulas virtuais desaceleraria ainda mais o retorno ao trabalho, especialmente para as mulheres.

Para evitar mais fechamentos, muitas empresas estão anunciando que seus funcionários devem se vacinar. Em Nova York, será exigido pelo menos a primeira dose para os clientes e trabalhadores de restaurantes em espaços fechados e em estabelecimentos fechados de esportes ou espetáculos.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto