Um estudo europeu publicado no The New England Journal of Medicine mostra que, embora a colonoscopia seja amplamente utilizada como teste de triagem para detectar câncer colorretal, seu efeito sobre os riscos de câncer e morte não é claro. Segundo a pesquisa, a colonoscopia está relacionada a um risco até 50% menor de mortes por câncer, número abaixo do esperado.

No estudo, homens e mulheres saudáveis ​​de 55 a 64 anos de idade da Polônia, Noruega, Suécia e Holanda, entre 2009 e 2014, foram distribuídos aleatoriamente para receber um convite para se submeter a uma única colonoscopia de triagem (o grupo convidado) ou para não receber convite ou triagem (o grupo de cuidados habituais).

Outubro Rosa: histórias inspiradoras de mulheres que superaram câncer

As análises mostraram que a redução do risco de câncer colorretal foi de 31% e o risco de morte em 50%. O risco de câncer colorretal foi de 0,98% no grupo convidado e 1,20% no grupo de cuidados habituais, uma redução de risco de 18%. O risco de morte por câncer colorretal foi de 0,28% no grupo convidado e 0,31% no grupo de cuidados habituais.

A publicação pode ser conferida aqui.