Começa uma nova era do rádio. As empresas estão descobrindo as vantagens de usar a Internet pelo ar. A ZumNet, provedor de acesso em alta velocidade, opera em Porto Alegre desde maio do ano passado, tem hoje 43 antenas na cidade e 400 clientes, 90% deles empresas. ?É significativo porque falamos apenas em banda larga?, diz Michel Chassot, diretor comercial da empresa. Sem cabos ou fios, o sistema atrai pela rapidez na instalação e garantia da velocidade. Basta instalar no alto do prédio um aparelho de rádio, do tamanho de dois maços de cigarro, e uma pequena antena. Para os clientes, a velocidade de acesso é 50 vezes maior que na conexão convencional. O sucesso da ZumNet atraiu investidores que injetaram R$ 3 milhões na empresa neste ano. Em outubro ela chegou à cidade de São Paulo e já contabiliza 30 clientes. Quer chegar a mais duas capitais em 2001.

Cobrindo a área do Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo, a NipCable do Brasil está presente em 90% dos prédios comerciais de São José dos Campos e Taubaté, diz o diretor comercial Marcelo Pinheiro. Provê acesso à Internet para mais de mil empresas, à velocidade de pelo menos de 2 Mbps, e explora a transmissão de dados. Ela interligou três autopostos da rede Sakamoto, ao longo da Via Dutra. Antes funcionavam como unidades independentes, sem troca de dados, com administrações autônomas. Com a integração por rádio, hoje os dados são centralizados e administrados em apenas uma das unidades. Das três linhas telefônicas privativas, exclusivas para transmissão de dados, que os conectavam às administradoras de cartões de crédito, há apenas uma. A mudança custou R$ 7 mil à empresa, praticamente o mesmo valor que desembolsava por mês só com as linhas privativas, ao custo de R$ 2 mil cada uma.

O uso do rádio à moda antiga, para comunicação de voz, também volta, embutido num aparelho celular. A Nextel, operadora de telefonia para empresas no Brasil desde 1997, tem sete milhões de usuários no mundo todo e vende a agilidade. ?É possível numa única mensagem falar com 100 vendedores de uma empresa?, diz Carlos Alberto Piazza, diretor de Desenvolvimento de Mercado. O aparelho da empresa funciona como telefone celular, short message e rádio digital. Em novembro a Nextel estendeu o serviço de comunicação via rádio ? agora une Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, São José dos Campos e Campinas ? e lançou pacotes de serviços que dão aos usuários uso ilimitado do rádio. Ou seja, sai de graça.