Há três etapas básicas para o skincare: limpeza, hidratação e proteção. O que está além do básico, porém, é o que faz o sucesso de marcas como Clinique e, mais recentemente, La Mer. Elas se apoiam em experiências de luxo para crescer no segmento de autocuidado, um mercado que deverá movimentar perto de R$ 16 bilhões até 2026, de acordo com a Euromonitor International. Ambas pertencentes ao grupo americano Estée Lauder, La Mer e Clinique tem prosperado com a nacionalização da compra de produtos de beleza por quem busca uma pele perfeita.

Conhecida do consumidor brasileiro há décadas, a Clinique é líder de vendas em hidratantes na categoria de prestígio, com mais de 30% do mercado local. Buscando se adaptar às tendências, a marca incorporou elementos de cuidado com a pele até nas linhas de maquiagem. De acordo com a diretora de marcas de skincare na The Estée Lauder Companies Brasil, Mariana Seta, produtos com sérum ou com tratamento antiacne ajudaram o segmento a crescer três dígitos desde o fim das restrições da pandemia. Irmã mais nova da Clinique, a La Mer foi criada para atender a um público bem mais exclusivo. A marca possui apenas uma loja própria, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, além de ser vendida em unidades selecionadas da rede Sephora. Seu principal ingrediente é o Miracle Broth (algo como caldo milagroso), criação do físico aeroespacial Max Huber que consumiu 12 anos de experimentos. Feito a partir de algas marinhas e substâncias naturais anti-inflamatórias, o caldo fermenta por até quatro meses em um processo que inclui uso de luz e som. A partir dele surgiu o icônico hidratante Creme de La Mer e sua evolução com a coleção Genaissance, com cristais do Miracle Broth. Um sérum antiaging da coleção chega a custar R$ 4,8 mil.

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EXPERIÊNCIA Para imergir os clientes na marca e nos tão alardeados benefícios exclusivos de seus produtos, a Estée Lauder aposta em experiências diferenciadas. Seja pelos testes e consultoria especializada nas lojas próprias, ou, no caso de La Mer, com o spa, que oferece tratamentos de 60 a 90 minutos. Segundo Mariana, a experiência ajuda a consolidar as vendas. “O brasileiro aprendeu a comprar aqui”, afirmou, referindo-se ao fato de que a restrição às viagens internacionais durante a pandemia alterou os hábitos de consumo. “A experiência de marca ajuda a entender melhor o produto e como usá-lo”, disse a diretora de skincare da Estée Lauder.