É o valor de mercado consolidado das empresas do setor da construção, segundo dados levantados pela Economatica em 21 de novembro de 2019. A receita líquida operacional trimestral das empresas do setor no 3° trimestre de 2019 é de R$ 4,2 bilhões. A amostra considera 11 empresas listadas em bolsa. Nos últimos quatro trimestres as receitas do setor têm se mantido em níveis acima de R$ 4 bilhões, valor que não era registrado desde dezembro de 2015. O retorno sobre o patrimônio (ROE) avalia a qualidade do lucro das empresas e na mediana o indicador do setor no 3° trimestre de 2019 é de 7,02%. O segmento não registrava ROE positivo havia onze trimestres e o melhor registro da amostra é no 3° trimestre de 2014, com 12,07%. O pior momento do setor da amostra foi no 3° trimestre de 2017 com mediana de ROE de -8,24%.



-1,1%

Foi o quanto recuou a concessão de crédito livre em outubro, segundo dados do Banco Central. Para Rodrigo Tolentino, economista da equipe de pesquisa macroeconômica do Itaú, o desempenho das concessões de crédito livre foi composto por recuos de 1,8% nas concessões à pessoa jurídica (PJ) e de 0,5% nas concessões à pessoa física (PF) com ajuste para inflação e sazonalidade. Em relação ao direcionado, houve alta de 1,8% nas concessões para pessoas jurídicas (PJ) e crescimento de 3,0% para pessoas físicas (PF). O saldo de crédito total aumentou em outubro na variação anual real, com alta de 3,6% (2,8% em setembro).

48,3%

Foi a participação dos bancos públicos no mercado de crédito em outubro, um recuo de 0,2 ponto percentual em relação a setembro, observou Rodrigo Tolentino, economista do Itaú, em relatório com base no boletim de crédito divulgado pelo Banco Central. “Houve nova queda anual do estoque de crédito dos bancos públicos, que passou de -4,7% para -4,1%, em termos reais”, diz. Na mesma comparação, o saldo dos bancos privados aumentou 12,1% (11,1% em setembro). As inadimplências do crédito com recursos livres ficaram praticamente estáveis em 2,5% e 4,9% para empresas e pessoas físicas, respectivamente.