Essa multidão de adultos – praticamente a população total do Canadá ou da Polônia – avalia como Boa/Ótima a gestão Jair Bolsonaro na pandemia, segundo pesquisa Datafolha de 15 e 16 de março. Dá 22% do total. Quem são essas pessoas? Principalmente empresários: 38%. Por faixa etária predominam os que têm entre 45 e 59 anos (27%), e na seara religiosa, os evangélicos (também 27%). Na outra ponta, a rejeição ao presidente bate recorde. Chega a 54% (88 milhões de pessoas). O número subiu 6 pontos sobre a pesquisa anterior, de janeiro, e 12 pontos em relação ao levantamento feito em dezembro. No campo da reprovação, os perfis que predominam são de pessoas com ensino superior (65%), da população negra (61%) e das mulheres (58%) – prova científica de que elas são mais inteligentes que homens. Foram ouvidos 2 mil brasileiros e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

EUA-Rússia

Biden tá Putin

Jim Watson/AFP e Alexei Druzhinin/Sputnik

Relatório divulgado na terça-feira (16) pelas áreas de inteligência dos EUA dizem que o presidente russo, Vladimir Putin, teria autorizado ações para prejudicar a candidatura de Joe Biden e favorecer a de Donald Trump. “O Estado russo trabalhou para afetar a percepção pública dos EUA.” Entre as informações estão as acusações de corrupção sobre Biden e sua família envolvendo a Ucrânia. O atual presidente americano afirmou na quarta-feira (17) que Putin “pagará um preço” por isso, sem dizer qual. Moscou nega tudo.

Otimismo acima de tudo. Brasil à frente de todos

Na recém-divulgada 24ª edição da Annual Global CEO Survey, pesquisa global da PwC com CEOs, 76% dos entrevistados acreditam que a economia mundial vai ter desempenho melhor em 2021. O otimismo é mais acentuado no Brasil: 85% acreditam que a economia irá melhorar. Crescer depois de um ano trágico não chega a surpreender. O que se destacou foi o índice do otimismo – quase 20 pontos maior que o recorde anterior na série histórica. “É encorajador ver que as pessoas responsáveis pela tomada de decisões de investimento e por contratações de pessoal estão se sentindo cautelosamente otimistas em relação ao ano à frente”, disse Marco Castro, sócio-presidente da PwC Brasil.

Caso Marielle

Três anos sem resposta

Sabe aquela conversa de instituições republicanas? Esta é uma. No domingo (14), o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, completou três anos sem a resposta: quem mandou matar? Dois ex-policiais miltares acusados pelo crime – Ronie Lessa e Élcio Queiroz – estão presos no Rio de Janeiro e aguardam julgamento. A arma utilizada seria a popular submetralhadora alemã MP-5. Segundo o fabricante, pesa cerca de 3kg e tem 69cm de comprimento. Como os mandantes dos assassinatos, ela também nunca foi localizada.

Agenda 22

Amoêdo amplifica oposição

Gabriel Reis

Desde que se posicionou abertamente pelo impeachment de Jair em janeiro, João Amoêdo se tornou uma máquina de críticas ao presidente. Fundador do Novo, nos últimos dias ele não apenas multiplicou o número de postagens e entrevistas como elevou o tom das críticas. “Não esperava nada de positivo [de Bolsonaro], mas ele é ainda pior”, afirmou. Amoêdo propaga cotidianamente as hashtags #impeachmentBolsonaro e #impeachmentJá. Na segunda-feira (15), questionou: “Quantos brasileiros terão de perder a vida para que tenhamos ‘um clima político’ para o impeachment?” Segundo o Datafolha, 50% dos brasileiros são contra o impeachment.

11,9%

Porcentual de mulheres entre os bilionários do mundo. Na lista das 50 mais, apenas duas são latino-americanas. Nenhuma é brasileira. Levantamento do VisualCapitalist/Wealth-X.

Frase da semana

Greg Baker / AFP

“A ação apenas trará caos ou mesmo conflito para a região”
Declaração de Zhao Lijian, voz poderosa do Ministério das Relações Exteriores da China, a recentes manobras militares entre Japão e Estados Unidos em área marítima questionada por Pequim. Pelo tom, não deve baixar a temperatura das tensões sino-americanas no âmbito comercial. Para prejuízo global.