Giro

Quer atenuar os sintomas da covid-19? Inclua estes alimentos na sua rotina

Crédito: Reprodução/Pexels

Nos casos mais leves em que a recuperação é feita em casa, aquilo que come pode ajudar, oferecendo alguma alivio. (Crédito: Reprodução/Pexels)

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças, os sintomas da Covid-19 podem incluir febre, calafrios, tosse, fadiga, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, congestão, falta de ar e perda de paladar ou olfato.

Nos casos mais leves em que a recuperação é feita em casa, aquilo que come pode ajudar, oferecendo alguma alivio. Alguns estudos divulgados, indicam que ter hábitos alimentares saudáveis pode ajudar na recuperação, desde que conjugados com todas as indicações médicas.



+ Covid em crianças: conheça 5 sintomas que os pais não devem ignorar

Canja de galinha
A famosa canja de galinha demonstrou aumentar o fluxo de muco o que ajuda na recuperação.

Batatas
Vegetal rico em amido pode ajudar a regular o equilíbrio de fluidos graças ao potássio. Este equilíbrio de fluidos é crucial quando se recupera de uma doença respiratória como a covid-19, onde a desidratação pode engrossar as secreções respiratórias, tornando mais difícil eliminá-las dos pulmões.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Água de Coco
Se tem diarreia é preciso repor os eletrólitos, minerais como potássio, sódio e cálcio que o corpo precisa para recuperar. Para evitar o consumo de bebidas com açúcar, que pode prejudicar a imunidade, opte por água de coco simples e sem açúcar.

Aveia, pipocas e outros grãos integrais
Incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias pode ser útil. Aveia, pipocas simples, arroz integral e pão integral são boas opções.


Frutas e vegetais onteiros
Já sabemos que as batatas são benéficas, mas convém incluir outras opções, como melancia, morangos, pepino e alface.

Peixe gordo
Fontes de ácidos gordos ómega-3, incluindo peixes (como salmão, bacalhau e sardinha) podem ajudar a diminuir a inflamação.

Chá quente com mel
Tal como acontece com a canja de galinha, o chá quente pode ajudar a libertar o muco e expeli-lo – ou tossir – do corpo.



Tópicos

alcool gel cefaleia como diferenciar gripe de covid? depois de quantos dias aparecem os sintomas do covid devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara etc.? gripe h3n2 gripe h3n2 sintomas mas transmiti-la? os sintomas da covid Posso não apresentar sintomas da COVID-19 quais os sintomas da h3n2 Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? quais sintomas da covid 19 aparecem primeiro Qual o tempo de incubação da COVID-19? quanto tempo dura os sintomas da omicron quanto tempo duram os sintomas da covid quantos dias de sintomas de covid quantos dias demora para aparecer os sintomas da covid quantos dias demora para aparecer os sintomas de covid quantos dias demora para aparecer os sintomas do covid quantos dias depois de ter contato com alguem com covid aparece os sintomas Quantos dias ficar isolado por COVID-19? quantos dias leva para aparecer os sintomas da covid quantos dias para aparecer os sintomas da covid quantos dias para apresentar sintomas de covid quantos dias sintomas covid saturação baixa sintomas Se eu já tinha COVID-19 sintomas covid depois da vacina sintomas covid em crianças sintomas da gripe h3n2 sintomas da h3n2 sintomas de covid aparecem depois de quantos dias sintomas de infarto sintomas do covid depois da vacina sintomas graves de covid sintomas h3n2 quanto tempo dura Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)? teste de covid tive contato com uma pessoa com covid