Ciência

Estudo aponta que quem usa óculos corre menos risco de pegar covid-19

Crédito: Pixabay

Os olhos podem servir como via de entrada para o coronavírus e quem usa óculos tende a ter menos contato com a região (Crédito: Pixabay)

Estudiosos na Índia descobriram que pessoas que usam óculos contam com uma proteção extra na prevenção ao coronavírus. A chance dessa pessoa contrair a covid-19 é até três vezes menor do que quem não usa óculos.

Os médicos acompanharam 304 pessoas, a maioria homens (223), com idades entre 10 anos e 80 anos, em um hospital ao norte da Índia durante por duas semanas. Todas elas estavam infectadas pela covid-19 e quase 20% desses pacientes usavam óculos continuamente durante o dia e sempre em atividades ao ar livre.

+ Áustria faz milhões de testes para evitar terceira onda de covid-19
+ Média móvel de mortes pela covid-19 fica em 1.055 nesta segunda-feira
+ Incrível: Para 24,5%, Bolsonaro é o principal responsável pela chegada de vacinas contra Covid

Os pesquisadores observaram que, em média, as pessoas tocavam o rosto pelo menos 23 vezes ao longo do dia e os olhos outras três vezes a cada hora. Quem usava óculos com frequência tinha menos contato com os olhos, correndo menos riscos de contrair o coronavírus. No estudo é apontado “risco de covid-19” em 0,48% da população que usa óculos, em comparação com 1,35% dos que não usam. A razão de risco calculada, de acordo com o estudo, foi de 0,36%.



O artigo pode ser lido na íntegra no site medRxiv. Ele ainda não foi revisado pela comunidade científica, o que indica que ele pode ser contestado por um outro grupo de cientistas que não concordar com os resultados.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus bandeira preta covid BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? como prevenir covid coronavírus cura covid covid máscara Covid variantes covid-19 índia covid-19 mascara crise vacinação decreto covid estudo científico falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP formas de prevenção do coronavírus Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil Índia medidas de prevenção contra o coronavirus medrxiv Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? óculos óculos covid pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? prevenção oms quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi sintomas.covid site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros