O leilão realizado em Londres pela Sotheby’s, em 5 de outubro, está sendo considerado uma quebra de paradigma no mercado mundial de arte. O motivo foi a transformação do quadro Girl With Balloon (A menina com balão, em tradução livre) em Love is in the Bin (O amor está no lixo), do artista britânico Banksy. O que, inicialmente, foi considerado um incidente, agora vem sendo tratado como uma performance que deve colocar a obra como uma das mais importantes do século 21. O autor escondeu um dispositivo eletrônico sob a moldura que, após ser acionado, picotou metade do desenho assim que o martelo confirmou a venda por US$ 1,8 milhão. A compradora, que não teve o nome revelado, disse: “Num primeiro momento fiquei chocada, mas logo entendi que teria comigo um pedaço da história da arte”.

A autodestruição idealizada por Banksy fez o quadro dobrar de valor. Isso porque o artista planejou todo o mecanismo para criar uma nova obra ao vivo, um feito inédito. O episódio chama a atenção, também, pela arte ter nascido sem a necessidade de tinta ou da interferência direta de Banksy. Em sua conta no Instagram, ele compartilhou o momento com uma frase de Pablo Picasso (1881-1973): “O desejo de destruir também é um impulso criativo.” Em outro post, Banksy mostra o triturador sendo instalado atrás do quadro. “É uma nova era”, diz John Brandler, diretor do Brandler Art Galleries. “Houve um aumento do interesse de colecionadores por obras de Banksy nesses últimos dias.” Mas o trabalho do artista não é unanimidade. “Acredito que o acontecimento esteja mais ligado ao marketing do que a uma corrente artística e filosófica”, afirma Roberto Bertani, coordenador do curso de mercado e arte na Faculdade Belas Artes.

Banksy está longe de ser um desconhecido do mundo da arte. Ele começou a se destacar nos anos 1990 com uma série de grafites na cidade britânica de Bristol. O artista é controverso e usa seu trabalho para fazer críticas sociais e políticas, que são cheias de sarcasmo. Em 2015, colocou um boneco inflável vestido de prisioneiro de Guantânamo na Disneylândia, em Los Angeles. No ano passado, pintou a pior vista do mundo: soldados israelenses e palestinos em uma luta de travesseiros. Originalmente, Girl With Balloon foi desenhado em um muro de Londres e considerado o preferido dos ingleses, no ano passado. Ao passar a imagem para o papel, Banksy mostrou que a arte pode se transformar – e valer mais – em um piscar de olhos.