O bilionário de origem libanesa Chaim Zaher, sócio e CEO do Sistema Educação Brasileiro (SEB), construiu um império na área de ensino nas últimas décadas. Aos 66 anos, ele comanda um grupo com receitas de quase R$ 2 bilhões por ano, com bandeiras que vão desde a Pueri Domus e Maple Bear, de ensino infantil, até universidades como a Unidombosco e EPD, especializada em Direito. Mas a mais recente ofensiva do empresário não está nas salas de aulas e sim no mercado da comunicação. Seu braço de mídia, o Grupo Thathi (nome em homenagem às suas filhas), está ampliando investimentos e seu portfólio de emissoras, com a aquisição da rede de rádio NovaBrasil FM e das TVs Bandeirantes em Santos, no litoral paulista, e da Record TV em Campinas, no interior de São Paulo.

Nos próximos dias, pretende lançar também uma nova geradora de TV na região de São José dos Campos (SP). Os veículos, que pertenciam ao Grupo Solpanamby, passam a integrar o conglomerado Thathi. “No momento em que todo mundo estava recuando em razão da crise, surgiram boas oportunidades de aquisição”, afirmou Zaher à DINHEIRO. “Vou construir a maior rede de rádios e conteúdo multiplataforma de música MPB e notícias do Brasil, com operações na África, nos Estados Unidos e em Portugal”, disse o empresário, que começou sua trajetória profissional como rádio-escuta em uma emissora em Araçatuba (SP).

A NovaBrasil FM, há 20 anos no ar, já é focada em música popular brasileira e jornalismo. O veículo se destaca também pela realização do Festival NovaBrasil, com apresentações de grandes nomes da música nacional. Realizado há dez anos, o evento já foi visto por um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas. A rádio paulista atinge 2,2 milhões de pessoas por mês, segundo a KantarIbope Media/EasyMedia. A emissora opera em Brasília, Campinas (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo (emissoras próprias) e Aracaju, Birigui, Fortaleza e Maceió (afiliadas).

A Record TV de Campinas é vice-líder em audiência e atinge 58 municípios com população conjunta de 6,2 milhões de habitantes. Entre eles estão Americana, Limeira, Sumaré, além de Campinas. Ainda nesta cidade, a Rádio Central AM, fundada em 1980, também faz parte da nova aquisição do grupo. Líder em audiência na região a emissora trabalha com uma programação independente de entretenimento, jornalismo e esporte. Já a TV Bandeirantes de Santos cobre também as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, com população total de 1,8 milhão de habitantes. “Vou fazer o investimento que for necessário para construir um grupo com geração de conteúdo de qualidade”, afirmou Zaher. “Afinal, quem se comunica, educa. E quem educa, se comunica.”