O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deve anunciar neste domingo o fim da emergência sanitária. O ministro fará um pronunciamento em rede nacional  às 20h45 deste domingo (17).

Na ocasião, ele fará um balanço das ações do governo federal de combate à Covid-19 e deverá anunciar o fim de medidas especiais adotadas em razão da pandemia, segundo O Globo.

+ Mais cidades chinesas reforçam controles diante de aumento de casos de Covid

Há tempos o governo federal vem mostrando intenção de fazer o rebaixamento do status de “pandemia” para “endemia”. No entanto, só a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode  anunciar o fim de uma pandemia.

Com  isso, Queiroga e o presidente Jair Bolsonaro decidiram encerrar o fim da chamada Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional). Conforme a Folha de S.Paulo, o estado de emergência sanitária permite o uso emergencial de vacinas, compras sem licitação e outras regras ligadas à pandemia.

Segundo o colunista do Globo Lauro Jardim, Queiroga vai anunciar a flexibilização de medidas de segurança sanitária contra a doença. Seria uma espécie de primeiro passo para acabar com o estado de emergência sanitária.

A menos de seis meses para as eleições, o impacto político da decisão são avaliados e, por isso, estaria sendo costurada pelo Palácio do Planalto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde.