Giro

Queiroga confirma novo ataque hacker ao site do Ministério da Saúde

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga enfatizou a importância da vacina contra a nova variante (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o site da pasta sofreu um novo ataque hacker entre o domingo, 12, e esta segunda-feira, 13. “Houve esse outro ataque. Infelizmente somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, invadido sistemas”, declarou o ministro. “Tentado invadir. Eles não conseguem invadir, mas tumultuam, atrapalham”, completou.

Inicialmente, o ministério havia negado o acontecimento. “São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel. E felizmente, os dados não foram comprometidos”, disse Queiroga.



A primeira invasão aconteceu na sexta-feira, 10, e tirou do ar informações sobre a vacinação contra a covid-19 de usuários que acessam a plataforma Conecte SUS. A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso.

A Embratel também se manifestou e afirmou em nota que “não é responsável pela gestão operacional do ambiente tecnológico do Ministério da Saúde sendo somente o broker de Cloud, provida por outro fornecedor”. E empresa ainda salientou que “a ocorrência está sendo analisada por nossa equipe, que segue também apoiando as autoridades nas investigações e prestando todo o suporte técnico necessário”. (veja a nota na íntegra no fim da matéria)

+Brasil deve ter mais casos de Ômicron além dos já confirmados, afirma Queiroga

+ Especialista revela o segredo dos bilionários da bolsa. Inscreva-se agora e aprenda!



Com os sistemas vulneráveis, o governo federal resolveu adiar em uma semana as restrições para viajantes que chegam de outros países. Originalmente, as medidas começariam a ser aplicadas no último sábado, 11, com a exigência do comprovante de vacinação ou, em caso de não imunizados, o cumprimento de uma quarentena de cinco dias.

Queiroga minimizou o fato e disse que a pasta trabalha para reverter a situação. “Em relação a esse (novo ataque), foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”, afirmou.

O Ministério do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também se pronunciou sobre o caso na noite desta segunda. “No dia 10 de dezembro do corrente ano ocorreram ataques cibernéticos contra órgãos do governo em ambiente de nuvem. Os provedores dos serviços de nuvem estão cooperando com a administração pública federal no tratamento do incidente”, informou a pasta comandada por Augusto Heleno, por meio de nota.

Além do Conecte SUS, o ataque também atingiu os sistemas de notificação de casos do novo coronavírus e do Programa Nacional de Imunização.

Nota da Embratel:

“Destacamos que a Embratel não é responsável pela gestão operacional do ambiente tecnológico do Ministério da Saúde sendo somente o broker de Cloud, provida por outro fornecedor. Estamos apoiando o Ministério no tratamento do incidente e a ocorrência está sendo analisada por nossa equipe, que segue também apoiando as autoridades nas investigações e prestando todo o suporte técnico necessário.”



Tópicos

ataque cibernético ministério da saúde ataque de hackers 2021 ataque de hackers no brasil ataque hacker ao vivo ataque hacker hoje ataque hacker hoje google ataque hacker hoje whatsapp ataque hacker whatsapp 2021 avamec.mec.gov.br tempo de aprender bolsonaro 20 08 2021 bolsonaro é xingado por hackers bolsonaro paralisação carteira vacinal ministério da saúde conecte sus hackers certificado da vacina certificado de vacina Como conseguir entrar na Escola Virtual? Como fazer login na secretaria virtual? Como funciona uma Escola Virtual? como recuperar dados conecteSUS con conecte sus conecte sus app conecte sus baixar conecte sus cadastro conecte sus cidadão conecte sus comprovante vacina conecte sus covid conecte sus fora do ar conecte sus fora do ar hoje conecte sus hackeado conecte sus login conecte sus paciente saude gov br conecte sus vacina ConecteSUS ConecteSus fora do ar conectividade social conectsus consultar faculdade no mec Datasus e-sus economia ECONOMIA/ESCOLA VIRTUAL/ATAQUE HACKER/CORREÇÃO empresas que sofreram ataques de hackers 2021 erros no conectesus Escola Virtual escola virtual bradesco escola virtual enap Escola Virtual fora do ar escola virtual inss escola virtual seduc Globo gov.br hacker hackers atacam o mec Hackers ministério da saúde Hackers ministério da saúde site fora do ar imuniza manaus Lapsus$ Group Marcelo Queiroga mec cursos gratuitos mec cursos gratuitos 2020 mec faculdades mec fies mec telefone meus dados foram vazados ministério da saúde Ministério da Saúde ministério da saúde invasão ministério da saúde sites já voltaram? monitoramento greve novo ataque O que é Escola Virtual gov? portal mec portal.mec.gov.br consulta portal.mec.gov.br cursos Qual é o significado de MEC? Queiroga Ransomware rn mais vacina são roque notícias saúde si pni site site conecte sus fora do ar xigamentos os bolsonaro