A pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo” da Ipsos apontou que cerca de quatro em cada dez brasileiros (42%) não sabem andar de bicicleta.

O levantamento mostrou que a média geral das pessoas que responderam “eu sei andar de bicicleta” é de 63% entre os países que fizeram parte da pesquisa. Com 83%, a Polônia foi o país que mais apresentou pessoas com essa habilidade. Já o pior desempenho foi da Arábia Saudita, com com apenas 36% de respostas afirmativas a pergunta.

+ Subvariante da Ômicron impulsiona surto de Covid-19 em Portugal

Quando a pergunta passou a ser quem tinha bicicleta, os brasileiros tiveram uma das porcentagens mais baixas do levantamento, com 26% das pessoas dizendo que sim, ficando a frente somente da Arábia Saudita (23%) e África do Sul (20%).

Entre os países que usam a bicicleta para realizar exercícios físicos, O Brasil teve um desempenho ainda pior, ficando na última posição com 17% de respostas positivas, enquanto que a média geral foi de 28%. A Polônia voltou a se destacar com 61% das pessoas dizendo que utilizam a bicicleta para se exercitar.

Foram ouvidas 20.057 pessoas de forma online, com cerca de 1.000 entrevistados brasileiros, entre os dias 25 de março e 8 de abril deste ano.

Fizeram parte da pesquisa, além do Brasil, a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.