Giro

Quanto tempo dura uma máscara de proteção contra a Covid-19

Crédito: Reprodução/Pixabay

Máscaras usadas incorretamente ou fora do padrão de qualidade não garantem proteção contra o coronavírus e suas variantes (Crédito: Reprodução/Pixabay)



A variante ômicron do coronavírus causa preocupação desde o início da sua circulação no fim de 2021 por ser mais transmissível. O Brasil atingiu, em janeiro de 2022, a maior taxa de transmissão do vírus que causa a covid-19 desde o início da pandemia, e a cada dia bate novos recordes de contaminados.

A maior transmissibilidade da ômicron também significa, segundo especialistas, que o uso de máscaras mais eficientes contra o coronavírus é outro elemento fundamental para evitar o contágio e combater a pandemia. Entidades internacionais já recomendam o uso dos respiradores N95 por conta do seu melhor desempenho na proteção em comparação com máscaras cirúrgicas e de pano.

+ Ômicron representa quase 96% dos tipos de coronavírus identificados no Brasil

As máscaras do tipo N95 são descartáveis, mas podem ser reutilizadas enquanto seu material estiver íntegro. Ao jornal New York Times, a professora de engenharia Linsey Marr, especialista em transmissão viral pelo ar, deu algumas orientações sobre como fazer isso.




O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos recomenda que os profissionais de saúde que usam esse tipo de proteção descartem as máscaras após cerca de 8 horas de uso durante 5 dias, com no máximo 40 horas de utilização.

No Brasil, a situação é semelhante. O INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), que faz parte da Fiocruz, recomenda o descarte do respirador assim que evidências de uso fiquem aparente, mas recomenda que o usuário procure as recomendações feitas pelos fabricantes das máscaras no país.

Para pessoas que não precisam usar a máscara por tantas horas por dia, a indicação de Marr é que o estado da proteção seja monitorado. Com o tempo de uso, o respirador irá apresentar sinais de danificação em sua estrutura, falta de forma e marcas de sujeiras, o que indica a necessidade de descarte imediato. Marr reforça, ainda, que a máscara não deve ser molhada. Caso isso aconteça, o descarte também deve ser realizado porque o material do respirador perde sua capacidade de filtrar as partículas externas, tornando o produto ineficiente.


O perfil brasileiro Qual Máscara? (@qualmascara), que reúne informações sobre máscaras com base em estudos científicos, faz o cálculo médio de 15 utilizações até que os respiradores passem a apresentar tais danos.

Independentemente da situação, após o uso, é necessário deixar a máscara pendurada – por cerca de 3 até 7 dias – em um ambiente arejado para que ela possa secar naturalmente. Caso os respiradores precisem ser transportados em mochilas ou bolsas, é recomendado armazenar o protetor em um saco plástico para proteger de possíveis danos.






Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicron omicron sintomas Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19