Pela primeira vez, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um ranking das melhores e das piores companhias aéreas brasileiras.

Apesar de só existirem quatro companhias com capital nacional, dá para se ter uma ideia de qual empresa atende melhor seu consumidor e qual atende pior.

A agência pretende lançar um ranking trimestral. Este primeiro, foi realizado com dados coletados de janeiro a dezembro de 2017 pelo site consumidor.gov.br.

No ranking de reclamações, as piores aéreas foram a Latam e a Azul, com 18 reclamações registradas para cada 100 mil passageiros transportados.

Em seguida vem a Avianca, com 12 reclamações por 100 mil clientes. A melhor companhia, segundo esse critério, é a Gol, com 7 reclamações para a mesma base de viajantes.

Ao todo, em 2017, as aéreas brasileiras transportaram 89,1 milhões de passageiros e receberam 12.314 reclamações. Isso gera uma média de 14 queixas para cada 100 mil passageiros transportados.

Reclamações Registradas

Reclamações
Fonte: Anac

E qual empresa resolve melhor as reclamações?

Se a Gol é a empresa que menos recebe queixas, a Avianca é a que melhor atende o usuário insatisfeito.

De acordo com o Índice de solução das demandas pelas empresas, a Avianca foi bem avaliada por 77,11% dos usuários.

Após, aparece a Latam, com 68,79%. Seguem a lista a Gol, com 66,45% e a Azul, com 53,44%.

 

Índice de Solução das Demandas pelas Empresas

Soluções
Fonte: Anac