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Quais são os benefícios de fazer tirar um cochilo após o almoço?

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Tirar uma soneca depois do almoço é uma ótima forma de repor energia ou relaxar, especialmente quando não se conseguiu dormir bem durante a noite (Crédito: Reprodução/Pexels)

Tirar uma soneca depois do almoço é uma ótima forma de repor energia ou relaxar, especialmente quando não se conseguiu dormir bem durante a noite ou quando se vive um estilo de vida muito agitado.

O ideal é tirar uma soneca de 20 a 25 minutos depois do almoço para descansar um pouco e aumentar a energia para o trabalho ou para a escola. Dormir por mais de 30 minutos pode favorecer a insônia e aumentar o cansaço, além de afetar a saúde, podendo ainda causar problemas mais graves como diabetes, por exemplo.



Principais benefícios para a saúde

Um cochilo de até 20 minutos depois do almoço pode trazer vários benefícios para a saúde como:

  • Aumentar a concentração e a eficácia no trabalho;
  • Evitar o excesso de estresse, promovendo o relaxamento;
  • Reduzir o cansaço físico e mental;
  • Melhorar a memória e o tempo de reação.

Desta forma, tirar uma soneca é recomendado para quando se sente muito cansaço ou sono inesperado durante o dia. Além disso, quando se sabe que se vai ficar muito tempo acordado, porque vai trabalhar durante a noite também é aconselhado tirar um cochilo para ter a energia extra necessária.

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Todavia, quando a necessidade de tirar um cochilo durante o dia é muito frequente ou surge mais de 1 vez por dia é recomendado consultar um médico especialista do sono pra identificar se existe algum problema de saúde que precise ser tratado com remédios, por exemplo.

Como tirar uma boa soneca
Para obter todos os benefícios da sesta é importante mantê-la curta, ou seja, evitando dormir mais do que 20 a 30 minutos seguidos. Já o melhor horário para tirar a soneca é entre as 14 h e as 15h, ou logo após o almoço, pois além de ser um dos momentos do dia em que, normalmente, os níveis de atenção estão mais baixos também não fica muito perto hora de dormir, não interferindo com o sono.


Pessoas que trabalham por turnos ou que têm um horário de sono próprio devem adaptar a hora da soneca para evitar interferir com as horas de sono, já que uma sesta muito próxima do sono pode provocar insônia. Se este é o seu caso, confira as dicas essenciais para melhorar o sono de quem trabalha por turnos.

A soneca pode trazer malefícios para a saúde?
Embora tirar um cochilo tenha vários benefícios para a saúde, ela não funciona com todas as pessoas porque nem todo o mundo consegue dormir durante o dia ou fora da cama e, isso pode trazer alguns problemas como:

Piora do cansaço: quem não consegue dormir fora da sua própria cama pode demorar para pegar no sono e isso reduz o tempo de descanso. Dessa forma, muitas pessoas podem acordar poucos minutos depois sem sentir a sensação de descanso e sentindo vontade de dormir mais;

Aumento do estresse e frustração: quem tem dificuldade para dormir durante o dia pode sentir-se frustrado por não conseguir dormir e isso pode aumentar os níveis de estresse, produzindo um efeito contrário ao esperado;

Insônia: se o cochilo for tirado muito perto da hora de dormir pode provocar dificuldade para pegar no sono durante a noite;

Aumenta o riso de diabetes: segundo um estudo japonês, dormir mais de 40 minutos durante o dia aumenta 45% o risco de se desenvolver diabetes.

Assim, o ideal é que cada pessoa experimente tirar um cochilo depois do almoço sempre que necessita e depois avalie como se sente após acordar e se essa soneca afetou o seu sono durante a noite. Caso não sejam observados efeitos negativos, a soneca pode, então, ser utilizada como uma ótima forma de repor energia durante o dia.

Soneca depois do almoço engorda?
Não existe nenhuma comprovação de que dormir após a refeição possa engordar. No entanto, algumas pessoas podem ter mais dificuldade para fazer a digestão dos alimentos estando recostado ou deitado e nestes casos, pode favorecer o inchaço abdominal. Assim, o ideal é a pessoa tirar um cochilo sem estar deitada e ter o cuidado de não comer uma refeição muito volumosa, e terminar a refeição com um chá digestivo, por exemplo.