A Qatar Airways pagou mais de US$ 1,2 bilhão em reembolsos a quase 600 mil passageiros desde março. A ação faz parte do compromisso da empresa em ter flexibilidade para os passageiros que precisaram mudar ou cancelar os seus planos de viagem por conta da pandemia da covid-19.

O movimento da companhia é oposto ao vivenciado pelo setor. A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) divulgou que, no total, as áreas devem US$ 35 bilhões para os passageiros. Com a queda do setor, muitas empresas estão pedindo recuperação judicial para tentar organizar as dívidas.

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Segundo a entidade, o setor já teve dois milhões de cancelamentos de voos. Grande parte das companhias aéreas também querem reduzir seu quadro de funcionários nos próximos 12 meses, devido à incerteza sobre a recuperação do tráfego.

No entanto, a Qatar Airways já conseguiu processar quase todos (96%) dos reembolsos solicitados desde março. De acordo com comunicado da companhia, agora estão sendo avaliados os novos reembolsos e a previsão de pagamento é menos de 30 dias.

Além disso, os bilhetes da Qatar agora são válidos por dois anos a partir da data de emissão. Os passageiros também podem optar por alterar a data da viagem ou destino, trocar o bilhete para um futuro voucher de viagem ou milhas. A companhia informou que 36% dos passageiros escolheram uma dessas opções em vez de um reembolso.

A companhia informou ainda que, para não reduzir o quadro de funcionários, redistribuiu o seu pessoal para outras áreas do negócio. A tripulação de cabine e equipe de serviços terrestres, por exemplo, passaram a atuar nos centros de atendimento ao cliente.